Pizzicotti, meio pizza meio nhoque

Pizzicotti é um tipo de massa bem diferentão e bem simples, feito com massa de pizza e com passo a passo de nhoque!

pizzicotti

E hoje tem historinha rápida sobre como essa receita apareceu por aqui. No instagram tem um perfil chamado Pasta Grannies, só com vídeos de senhorinhas italianas fazendo massas caseiras. Um belo dia eu tava passeando por esse perfil e vi um vídeo de uma senhora preparando uns tais pizzicotti, que são descritos como pedaços de massa de pizza fervidos e depois cobertos com azeite temperado. Pelo que eles dizem é uma massa que era servida como café da manhã nas fazendas, antes do trabalho, em Pescina, na região de Abruzzo.

É claro que eu fiquei mega curiosa e fui atrás de como fazer esse trem. Achei dois tipos de receita, uma dessa massa de pizza cozida e outra de uns biscoitos. Ignorei os biscoitos e fui tentar a massa de pizza. E aí entra a maior mudança que eu fiz nessa receita: a massa de pizza é feita com fermento biológico, e a receita que que eu encontrei também. Tentei assim da primeira vez mas confesso que ficou meio com gosto de pão cru… Resolvi tentar com fermento de bolo, afinal existem pizzas rápidas feitas com esse fermento também.

pizzicotti

E ficou muito bom!! Fiquei com o pizzicotti expresso feito com fermento de bolo. E a outra mudança eu considero temporária. No vídeo do instagram dá pra ver que a massa é bem mole e pegajosa e que cordões de massa são rasgados com a mão logo antes de os pedaços de massa irem pra panela. Eu tô bem longe de ter essa habilidade e sabia que ia me enrolar toda. Então fiz a massa um pouquinho mais firme e piquei os pedacinhos com uma faca, como faço com nhoque. Aliás, aqui já fica uma dica: a massa infla na água quente, então pique pedaços menores do que o que você quer como resultado final.

No final o resultado é uma massa muito leve, com sabor suave, e que não parece nada demais. O que me encanta muito, além da manutenção dessas tradições, é que dá pra ir brincando com os sabores e texturas dessa massa conforme o seu gosto! Por fim, eu fiz um molho de manteiga e sálvia pra acompanhar porque não animei com o azeite apimentado. Mas como toda massa fresca, ela combina com tudo quanto é tipo de molho!

Pizzicotti base – original aqui

1 xícara de farinha de trigo
80ml de água
1/4 colher chá de fermento químico
1/4 colher chá de sal
1/2 colher chá de óleo

Misture todos os ingredientes e sove ligeiramente apenas até a massa ficar lisa. Se precisar vá polvilhando farinha bem aos poucos na bancada para conseguir sovar a massa. Cubra com um pano e deixe descansar por 1h, isso vai facilitar modelar a massa. Divida a massa em alguns pedaços e faça um cordão com cada um. Pique esse cordões em pedaços de cerca de 1cm e vá transferindo para uma área enfarinhada da bancada, ou para um pano enfarinhado.

Enquanto isso coloque uma panela grande, cheia de água, para esquentar. Quando a água começar a ferver adicione sal como você faria pra cozinhar macarrão. Quando a água começar a borbulhar de novo adicione alguns pedacinhos de massa e deixe cozinhando por cerca de 4min. Eles vão boiar um pouco antes de estarem prontos. Retire os pizzicotti da água e transfira para uma vasilha. Repita com o restante da massa até todos estarem cozidos.

Importante: prove os pizzicotti para ver se estão realmente cozidos. Se não estiverem é só voltar pra água por mais um minuto ou dois.

Pizzicotti na manteiga de sálvia

Uma receita de pizzicotti
50g de manteiga
1 colher sopa de sálvia seca*
Sal a gosto
1/2 xícara da água do cozimento do pizzicotti

*se você tiver a fresca fica bem mais aromático, mas com a seca deu super certo

Em uma panela larga ou uma frigideira grande esquente a manteiga até ela derreter. Adicione a sálvia, e quando ela começar a soltar o perfume adicione os pizzicotti. Misture um pouco para cobrir todos com a manteiga perfumada. Então junte a água do cozimento e misture bem; a manteiga e a água vão emulsificar e se tornar um molho cremoso. Acerte o sal e sirva em seguida.

——————————-
Em 2015: Bolo de Coco
Em 2016: Pão de Ervas
Em 2018: Julia