Bolo de Banana com Rum e limão

Banana com rum e limão em um bolo fofinho e úmido e muito, muito perfumado! E relaxa que essa combinação esquisita de sabores é bem suave.

bolo de banana com rum e limão

E tem um motivo de existir. A ideia de um bolo de banana com rum e, o que me deixou mais ressabiada, limão, não foi minha. Eu vi esse bolo com um nome em inglês e em espanhol que talvez seja um pouco mais explicativo: Banana Daiquiri Cake. Ou, numa tradução bem livre: bolo de daiquiri de banana.

Vamos por partes. O daiquiri é uma bebida antiga com base de rum e limão. Hoje existem muitas versões diferentes desse drink, principalmente versões incluindo outras frutas no meio. E uma delas, que acabou meio famosa, é o tal daiquiri de banana. Confesso que não animei a provar o drink. Mas gostei muito da ideia de provar o bolo.

Aliás, esse mesmo site foi o que inspirou o bolo caipiroska. Eles tem toda uma série de bolos inspirados em bebidas que muito me interessa!

bolo de banana com rum e limão

Falando do bolo em si, eu fiz poucas mudanças. As que eu costumo fazer quando lido com receitas estrangeiras. Pra começar o limão! Eu sempre uso o tahiti ou o capeta (cravo/rosa) porque são os que eu tenho acesso aqui. Nesse tipo de receita eu defendo que dá pra usar o limão que você tiver em mãos. A outra é a banana. Normalmente, no hemisfério norte, banana é só banana. Não tem variedades pra escolher. Eu acho (me corrijam se eu estiver errada, por favor) que o que se chama banana lá é o que a gente chama de banana prata aqui em Minas. E é a que eu uso pelos mesmos motivos do limão: é a mais acessível aqui. Mas nesse caso eu também vou defender que você use a banana que tiver costume para bolos. Tá tudo bem.

O que talvez não fique tudo bem é mudar o açúcar. O bolo vai dar certo se você usar o mascavo? Até vai. Mas o sabor dele provavelmente vai encobrir o sabor do rum e do limão. Vai ficar um bolo gostoso mas vai perder um pouco o sentido dessa receita. O açúcar cristal pode substituir o refinado sem problema!

Bolo de Banana com Rum e Limão – original aqui

2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/4 colher chá de fermento
1 colher chá de bicarbonato
1/2 colher chá de sal
200g de banana madura*
3 colheres sopa de limão*
1/4 xícara de rum prata
80g de manteiga
3/4 xícara de açúcar refinado*
2 ovos
1 xícara de leite

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

Unte uma forma redonda de furo no meio, com cerca de 20cm de diâmetro (medindo o fundo). Ligue o forno a 180C para aquecer. Em uma vasilha misture a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Em outra vasilha amasse as bananas até conseguir um purê; junte o limão e o rum, misture bem e reserve.

Em uma outra vasilha junte a manteiga com o açúcar e bata ate conseguir um creme claro. Junte os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição. Então junte o purê de banana e bata novamente até o creme voltar a ficar homogêneo. Então vá adicionando um pouco da mistura de farinha e um pouco do leite, misturando a cada adição, um pouco de cada vez. Quando todos os ingredientes estiverem incorporados na massa transfira para a forma preparada e leve para o forno aquecido. O bolo dourou bem mais nas laterais do que no topo aqui em casa, mas isso pode variar de forno para forno. Faça o teste do palito por volta dos 30-40min para saber se o bolo já assou. E espere esfriar totalmente antes de desenformar.

—————————-
Em 2014: Brownie saudável (??)
Em 2015: Paçoca de Rolha
Em 2016: Short Flower