Pavê prestígio improvisado e bem simples

Pavê prestígio com pão de ló de chocolate e creme de coco, além de uma cobertura de merengue e coco tostado!

pavê prestígio

E tudo isso foi improvisado pela vontade de comer um doce e nenhum plano na cabeça. Eu explico… A gente tava com vontade de comer uma sobremesa, bem cremosa, molhada e docinha. Mas não conseguia pensar em nada e não tinha alguns ingredientes mais comuns como leite condensado ou creme de leite em casa. Então fui pra despensa, dei uma olhada no que tinha e o que saiu foi esse pavê prestígio, improvisado claro, mas com todas as características que a gente queria.

A base foi o pão de ló de chocolate daqui do Cozinha mesmo. Ele é bem simples e só precisa dos ingredientes básicos de um bolo. Como recheio decidi fazer o primo mais simples do creme delícia e do creme de confeiteiro. A base é leite e açúcar, mas a textura fica por conta de gemas e amido de milho. Eu lembrei dele por conta da torta de coco (tb aqui do Cozinha), então aproveitei um pacotinho de coco ralado que tinha em casa. Tostei metade pra cobertura e usei o restante no creme. Queria ter usado mais? Queria. Acho que 1 xícara seria o ideal, mas deixei na receita abaixo o quanto eu sei por teste que dá certo. Por fim, a cobertura mais simples que eu conheço para um pavê prestígio bem simples também: merengue suíço!

Dá pra ser outra cobertura claro. Dá pra fazer marshmallow, merengue italiano, suspiros assados, chantilly…. De novo a escolha foi o que eu tinha em casa. E eu prefiro a versão suíça porque ela dura bem na geladeira. E assim garantimos a sobremesa, que acabou tão gostosa que virou post também.

pavê prestígio

Pavê Prestígio (improvisado)

6 ovos
1 xícara de açúcar refinado*
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó

Prepare uma forma com cerca de 27x38cm untando o fundo e as laterais, forrando o fundo com papel manteiga e untando o papel também. Eu gosto de cortar o papel de forma que nas duas laterais menores o papel fique pra fora da forma, assim fica mais fácil desenformar.

Separe as claras das gemas e bata as claras até formarem picos moles. Continue batendo rapidamente e vá adicionando as gemas uma a uma. Quando tiver um creme amarelo claro junte o açúcar, uma colherada de cada vez. Em seguida continue batendo e vá adicionando o chocolate e a farinha, também uma colherada de cada vez. Transfira a massa para a forma preparada e asse a 200C apenas até um palito inserido no bolo sair limpo. Não precisa deixar dourar. Passe uma faca entorno do pão de ló e retire da forma. Deixe esfriar enquanto prepara os outros passos.

3 xícara de leite
2 gemas
4 colheres sopa de amido de milho
1 xícara de açúcar cristal*
1/2 xícara de coco ralado

Junte todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Então leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até formar um creme. Para ver o ponto de cozimento passe uma colher na mistura, levante e veja se o creme cobre o fundo da colher e gruda nela. Se o creme escorrer totalmente da colher precisa cozinhar mais. Quando chegar no ponto certo desligue o fogo e bata esse creme com um fouet (ou uma colher grande) até parar de sair vapor da panela. Reserve para amornar enquanto prepara o restante dos componentes do pavê.

1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar cristal*
1/2 xícara de chocolate em pó

Junte os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até ferver e tudo dissolver. Desligue o fogo e deixe amornar antes de usar.

2 claras
1/4 xícara de açúcar cristal*
1/2 xícara de coco tostado

Corte o pão de ló em tiras ou retângulos, o que for melhor para caber na travessa escolhida. Essa quantidade de pão de ló deve ser suficiente para 2 camadas em uma travessa com cerca de 20x14cm. Forre o fundo da travessa com metade do pão de ló e molhe com metade da calda de chocolate. Então cubra com metade do creme de coco. Repita tudo fazendo mais uma camada de pão de ló + calda + creme de coco. Reserve na geladeira.

Enquanto o pavê gela prepare a cobertura. Junte as claras e o açúcar em uma vasilha e leve ao banho-maria até que o açúcar dissolva. Retire do banho-maria e bata co um fouet (ou na batedeira) até que formem picos firmes. Cubra o pavê com esse merengue e então cubra o merengue com o coco tostado. Cubra tudo com papel alumínio ou plástico e leve para a geladeira de um dia pro outro antes de servir.

*sobre os açúcares: dá pra usar tanto cristal quanto refinado em todas as etapas, exceto o pão de ló que pede pelo refinado. Eu fiquei trocando entre um e outro porque não tinha refinado o suficiente em casa então usei cristal onde dava…

——————————
Em 2015: Pâte à choux
Em 2016: Bolo invertido de maçã
Em 2018: Planters punch