Torta de Ricota com Tomate

Torta de Ricota com tomatinhos bem maduros de cobertura; e não se deixe enganar, não é porque é de ricota que vai ser sem graça!

torta de ricota com tomate

Mas antes de falar no que dá graça pra essa torta, eu preciso dizer que o que me conquistou nela foi a cara dela mesmo… Quando eu vi os tomatinhos na cobertura, ligeiramente tostados, beeem vermelhos, quis experimentar na hora! Só que quando fui ler a receita com calma ela não fez nenhum sentido na minha cabeça. Eu não sei o que aconteceu na hora da receita ser escrita, mas as quantidades não faziam sentido…

Então resolvi usar a receita da torta de ricota original só como base, e fazer as modificações que a deixariam menos “esquisita” na minha cabeça. Descobri o tamanho da forma pela quantidade de tomates; ajustei as medidas da massa pra caber na forma; e mudei bastante coisa no recheio pra encher a torta e pra deixar no meu gosto. Ufa!

Com todas essas modificações o resultado é uma casquinha crocante, um recheio cremoso e temperado na medida (na minha pelo menos) e os gloriosos tomatinhos levemente tostados que tanto me encantaram na cobertura! E já fecho essa experiência toda com um conselho: não foi com a cara dessa massa? Troque por uma que você tenha costume. Prefere um recheio mais temperado? Ele aceita ervas, especiarias e outros ingredientes, como mais alguns queijos por exemplo, numa boa!

Torta de Ricota com Tomate – inspirada aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 colher chá de fermento químico
100g de manteiga gelada
cerca de 5 colheres sopa de água gelada
4 ovos
300g de ricota
60g de parmesão ralado*
Azeite, sal e pimenta a gosto
cerca de 2 xícaras de tomates cereja

*eu uso parmesão ralado na hora, se for usar o de pacote diminua a quantidade pela metade

Junte a farinha com a colher de sal, o fermento e a manteiga picada em cubos. Quando a mistura tiver parecendo uma farofa comece a adicionar a água gelada. Pode ser que não precise de tudo, então vá adicionando um pouco de cada vez e dobrando essa farofa para que ela forme uma massa coesa. Não precisa sovar. Cubra com plástico e leve para a geladeira por 30min.

Passado esse tempo abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 20cm de diâmetro. Deixe no congelador por 15min; então pincele toda a massa com óleo ou azeite e leve ao forno, a 230C, por 15min. Enquanto isso prepare o recheio.

Bata no liquidificador os ovos com a ricota e o parmesão. Tempere com o azeite, o sal e a pimenta e bata até formar um creme homogêneo. Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e reserve. Quando passar o tempo da massa no forno retire ela mas não desligue o forno. Cubra a massa com o creme de queijo e cubra o creme com os tomates, com a casca virada para cima. Pincele todos eles com azeite (ou óleo) e volte para o forno, ainda a 230C, por cerca de 30 ou 40min. Espere uns 15min antes de servir a torta para que o recheio chegue na textura final.

—————————-
Em 2015: Falsas Pringles
Em 2016: Espiral de Salsicha
Em 2018: Myra