Redução de Balsâmico
O nome é chique. O cheiro enquanto faz é fedido. E o resultado é salgado/doce/ligeiramente ardido. O trem é bom demais!!!
Eu já tinha visto esse “creme” sendo usado, e desconfio que até já tinha provado. Mas não fazia ideia de que era tão fácil de fazer! Tudo bem que eu fiz uma versão simplificada, o pessoal do Projeto Banquete usou amoras e dois tipos de ervas… eu fiz a básica e cortei as amoras (não tinha…) e usei só manjericão. Ainda assim, mesmo que você siga a receita original, é muito fácil!
Eu fiz só meia receita, que era o tanto de aceto que tinha em casa, e o resultado foi essa quantidade da garrafinha (de leite de coco) da foto. Aviso que já estou indo no mercado ver quando o aceto entra na promoção de novo. Eu gosto do aceto balsâmico na salada, ele dá um gostinho legal pra alface. Mas com esse molho a alface consegue ficar gostosa!! Milagres da cozinha…
Agora a surpresa maior: no vídeo o Leo fala que gosta desse creme com sorvete de baunilha. E, vocês sabem que eu amo um trem esquisito né? Não tinha sorvete de baunilha, mas tinha de flocos… E realmente, ele tinha toda razão!
Redução de Balsâmico – original aqui
350ml de aceto balsâmico
1/2 xícara de açúcar cristal
1 dente de alho
2 ramos de manjericão
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo vez e outra. Quando começar a engrossar desligue. Não precisa deixar ficar bem cremoso pois o açúcar resolve e o trem engrossa mais depois de frio, igual calda sabe?
Para durar bastante tempo guarde em vidro bem fechado e esterilizado. Preguiçosos como eu guardem em vidro tampado na geladeira por umas 2 semanas só.
Um comentário sobre “Redução de Balsâmico”