Mousse de chocolate que vira suflê
Mousse de chocolate que vira suflê num pulo, que precisa de só quatro ingredientes e com passo a passo bem simples!
Essa receita veio lá do Panelinha, e já até apareceu em episódio do Cozinha Prática. Não sei se já dá pra chamar de clássico, mas é uma receita antiga na internet e que agrada muita gente. Tanto que veio aqui pro Cozinha ainda em 2015. Mas isso não me impediu de mexer um pouquinho na receita.
Lá em 2015 eu troquei a cachaça por vodka por uma questão de disponibilidade. Nessa atualização (em 2023) troquei por conhaque, por uma questão de gosto mesmo. E continuo achando que essa é uma boa forma de mexer sutilmente na receita. Isso também porque não tem muito mais o que mexer.
A mousse é bem aerada e doce na medida pra não ficar enjoativa. E quando assada pra virar suflê essas características continuam. E falando em transformar em suflê eu preciso falar algumas coisas.
Na primeira vez que fiz, a suflê ficou sequinha por fora mas um pouco úmida demais por dentro. Dessa vez deixei ela no forno o tempo máximo sugerido na receita, e achei que secou um pouco demais. Mas aí é uma questão de treino, de ir fazendo a receita e aprendendo como ela se comporta no seu forno e como você gosta do ponto da suflê. Por isso os 15-20min indicados na receita.
Além disso tem duas dicas pra quem quiser fazer a suflê. A primeira diz respeito aos potes escolhidos. O ideal é que eles tenham a lateral reta pra cima, sem curvas ou inclinações, como um ramequin tradicional mesmo. Isso ajuda a suflê a subir, e não é necessário se você for fazer apenas a mousse.
A outra dica eu segui na primeira vez e não segui nessa, e senti falta. É encher o ramequin até a boca com a massa da suflê; raspar o topo com as costas de uma faca, igual a gente faz pra nivelar uma xícara de medida; e então passar essa faca no topo da lateral, igual pra soltar um bolo da forma. Isso ajuda o suflê a crescer e não colapsar pros lados; justamente o que os meus fizeram…rs
No mais, eu escolhi dois acompanhamentos diferentes. Para a mousse de chocolate, morangos macerados com açúcar e hortelã; é só picar os morangos, misturar com folhinhas de hortelã e açúcar e deixar descansando. E para o suflê apenas uma chuva de açúcar de confeiteiro.
Mousse de Chocolate que vira Suflê
Ingredientes
- 200 g chocolate meio amargo
- 4 ovos
- 1/4 xícara açúcar refinado
- 1 colher sopa conhaque
- Manteiga e açúcar cristal para o suflê
Instruções
- Derreta o chocolate e deixe de lado para esfriar um pouco.Separe as gemas das claras e bata as gemas como conhaque e depois com o chocolate.Já as claras bata até começar a espumar, então adicione metade do açúcar e bata até formar picos moles. Acrescente o restante do açúcar e bata até formar um merengue firme.
- Adicione 1/3 desse merengue na mistura de chocolate e misture bem. Então adicione a mistura de chocolate ao restante do merengue e misture delicadamente tentando não desinflar a mistura.
- Para fazer a mousse: divida em potinhos e leve para gelar por pelo menos 3h antes de servir.
- Para fazer o suflê: unte ramequins com a manteiga e cubra com o açúcar cristal, deixe eles gelando enquanto prepara a receita. Divida a mistura entre eles e leve para a geladeira por 24h. Então asse em forno já aquecido a 200C por 15-20min. Sirva em seguida.
Notas
PS: Pra quem tá acostumado a ver escrito musse no lugar de mousse é porque musse é a versão portuguesa e mousse a francesa. Assim como suflê é a versão em português e soufflé em francês. A escolha de qual expressão usar vai de cada um. 😉
Um comentário sobre “Mousse de chocolate que vira suflê”