Pão Noel – natal 2014

Pão Noel, a opção mais divertida pro café da manhã de natal!
Pão Noel

Esse pão noel chegou pra mim via facebook e via Pinterest, e claro que eu apaixonei! Além de eu adorar pão caseiro e essa massa ser bem boa, tem coisa mais cara de vó do que um pão no formato do papai Noel? Começa a noite como centro de mesa e termina como café da manhã de natal! A massa é fácil de fazer e, embora a minha descrição do passo a passo pra montar o papai Noel não tenha ficado a coisa mais clara do mundo, é bem divertido brincar de escultora. Dá pra fazer uma carinha mais gordinha, ou uma barba mais cheia, vai do gosto do freguês!
pão noel

Pão Noel – original aqui
xícara de 240ml

cerca de 4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
15g de fermento biológico seco
1 1/2 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de água
60g de manteiga sem sal
2 ovos
2 uvas passas
1 gema + corante vermelho

Leve ao fogo o leite, a água e a manteiga até que a manteiga derreta. Desligue o fogo e deixe amornar.
Em uma vasilha junte 2 xícaras de farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal e misture. Adicione os ovos e misture ligeiramente. Junte os líquidos já mornos e misture apenas até ficar homogêneo. Vá adicionando o restante da farinha e sovando até conseguir uma massa lisa e elástica. Eu precisei usar apenas 3 1/2 xícaras, portanto atenção para não colocar trigo demais e ficar com um pão muito pesado. Faça uma bola com a massa e unte-a com óleo, coloque em uma vasilha também untada e deixe crescer por cerca de 1h.

Divida a massa em duas partes e trabalhe com elas em uma superfície untada. Da primeira parte faça uma coxinha gigante. Coloque na mesa de trabalho e abra com o rolo mantendo a forma de gota. Esse será o rosto e o gorro do papai Noel. Da segunda parte tire uma bolinha para fazer o nariz, um pedaço para a barra do gorro e outra bolinha para o pompom do gorro. Do restante será feita a barba. Abra um meio círculo e com uma tesoura/faca corte franjas no meio círculo. Se quiser uma barba mais cheia enrole um pouco essas franjas. Também vale pegar um pedaço de massa e fazer um bigode pra compor com a barba. Coloque a barba sobre o rosto e complete com o nariz, a barra e o pompom do gorro, prenda be as partes do gorro para que não soltem quando o pão crescer no forno.

Quebre a gema em uma tigelinha e misture ligeiramente. Pincele o pão, exceto a parte do gorro. Adicione o corante vermelho no restante da gema e pincele o gorro com essa mistura. Coloque as passas no lugar dos olhos.

Transfira para uma forma untada e enfarinhada ou com um tapete de silicone. Cubra com papel alumínio formando uma cabana alta sobre o pão. Leve ao forno a 180° por 15minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno por cerca de mais 20min, até dourar.

Salvar