Enroladinho de salsicha e mais
Por aqui já tivemos uma esfiha de tabuleiro. O nome vem da massa que é tradicionalmente usada pra fazer esfihas mas que naquele dia (noite) virou uma torta de tabuleiro. Dessa vez usei a mesma massa para fazer enroladinhos de salsicha. Aquele de festa de criança sabe?
E como tinha mais massa que recheio ainda deu pra fazer uns travesseirinhos de queijo meia cura! Prova de que a massa é bem versátil e dá pra adaptar pra um monte de recheios diferentes. E como sempre, eu mudei a receita. Porque sim minha gente, eu mudo até minhas receitas que já eram alterações de outras receitas. (No caso, a original veio de um livrinho antigo com receitas de pessoas daqui da cidade. Legal né?)
Foi mudança pequena, tava com preguiça e usei só farinha branca no lugar de branca com integral. Mas como sempre, dá pra usar as duas e em proporções que podem variar. Lembrando só de não usar apenas farinha integral porque a textura não fica macia.
Enroladinhos de salsicha
xícara de 240ml
10g de fermento biológico seco
300ml de leite integral morno
1/4 xícara de óleo vegetal
1 1/2 colher chá de sal
1 1/2 colher sopa de açúcar
cerca de 3 xícaras de farinha de trigo – usei branca
salsichas para o recheio
gema para pincelar
gergelim torrado para cobrir – só se quiser
Dissolve o fermento no leite. Junte o óleo e o açúcar e misture. Acrescente uma xícara de farinha e o sal. Não é bom juntar o sal direto no fermento, por isso a farinha antes.
Vá acrescentando a farinha aos poucos e sovando a massa até obter uma massa lisa. Ela ainda vai estar grudando um pouco na bancada, mas já vai estar fácil de manipular.
Polvilhe farinha em uma vasilha e coloque a massa lá pra descansar por cerca de 30min. É rapidinho mesmo.
Pra montar os enroladinhos abra a massa, com cerca de 3mm e corte tiras de massa da largura do comprimento das salsichas. Corte cada tira em retângulos grandes o suficiente para enrolar cada salsicha. Enrole cada uma pressionando um pouco o rolinho na bancada para que a massa grude as pontas e não desenrole no forno.
Corte cada rolo em 3 pedacinhos e transfira para uma assadeira untada e enfarinhada, ou com tapete de silicone. Pincele com gema e cubra com gergelim torrado.
Para montar os travesseirinhos de queijo: corte palitos de queijo e use os mesmos retângulos de massa para embrulhar o queijo, como se fosse um presente. Mas tome cuidado para prender bem cada ponta de massa para que eles não abram no forno e o queijo vaze todo, como aconteceu com alguns dos meus. Já na assadeira pincele com a gema e cubra com orégano ou o gergelim também.
Leve tudo pro forno a 180° até que dourem. Se o seu forno for como o meu e não dourar muito bem, é só olhar o fundo deles. Assim que o fundo estiver dourado é porque eles já estão prontos.