Monstro de Espaguete – #cozinhadebruxa
Monstro de Espaguete pra deixar o jantar temático pro dia das bruxas, ou pra garantir um almoço mais divertido!
E eu já vou começar falando que o meu monstro de espaguete na verdade é de talharim… A primeira vez que fiz essa receita, lá em 2015, foi com espaguete e ficou esse nome. Mas a verdade é que eu gosto mais de talharim e por isso resolvi fazer com ele dessa vez. E assim, qualquer que seja o macarrão longo que você escolher vai funcionar nesse prato, então acho que tá tudo bem, né?
Isso porque esse prato não é nada além de um macarrão com carne moída montado de um jeito diferente. Um pouco de corante pra deixar as cores meio esquisitas, farinha pra deixar o molho mais firme e mais controlável, um pouco de atenção na hora de montar os pratos… E as azeitonas fazendo as vezes de olhos, pra dar uma carinha pra esse monstro!
É claro que tem outros detalhes, por exemplo o óleo na água do macarrão. Isso é algo que eu não faço nunca, exceto nesse monstro de espaguete. É porque eu não tiro o macarrão da panela e misturo direto no molho. Ele ainda vai ser misturado com o corante, e só depois montado no prato. Então corre o risco de acabar grudando em si mesmo, e o óleo na água ajuda a atrasar isso um pouquinho. Atenção: atrasar um pouquinho, não impedir totalmente. É deixar o molho pronto, deixar as azeitonas prontas, fazer o macarrão e servir em seguida.
Agora, pra falar de substituições eu vou começar com a carne. Aqui em casa esse molho de carne moída a gente sempre faz com acém. Mas dá pra usar o que você tiver costume, inclusive com opções vegetarianas. Pra quem é da turma da proteína de soja texturizada dá pra ser. Pra quem é dos legumes picadinhos bem miúdos também dá! Eu faria o recheio da lasanha vegetariana, apenas picando tudo muito miudinho.
Pra quem não pode/quer com queijo, dá pra fazer a parte branca dos olhos com pedacinhos de palmito. E pra quem não gosta de azeitonas fica a sugestão dos ovos de codorna cozidos, ou o palmito mesmo.
Monstro de Espaguete
Ingredientes
Molho
- 2 colheres sopa óleo vegetal
- 1 cebola pequena em cubinhos
- 2 dentes alho picadinho
- 2 colheres chá coloral
- 1 colher chá páprica picante
- 1 colher chá cominho em pó
- 1/2 colher chá sal
- 500 g carne moída
- 2 colheres sopa farinha de trigo
- 1/4 xícara molho de tomate
- corante vermelho a vontade
- 1 xícara água
- 1/2 limão
Macarrão
- 400 g talharim ou espaguete
- água
- sal
- óleo
- corante preto
Monstro
- 1 azeitona por pessoa
- queijo macio
- sementes de gergelim preto
Instruções
Molho
- Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola até começar a dourar. Junte o alho e os temperos e misture bem.Junte a carne moída, misturando até cozinhar. Então acrescente a farinha de trigo e misture bem. Adicione o molho de tomate, o corante, se for usar, e a água e deixe em fogo médio até ferver por uns 2 minutos. Prove e acerte os temperos e está pronto.
Macarrão
- Em uma panela grande ferva a água com um punhado grande de sal, um fio de óleo e um pouco de corante preto.Junte o macarrão e cozinhe conforme o seu gosto. Se quiser uma cor mais forte, depois de cozido escorra o macarrão e misture com mais corante.
Monstro
- Retire o caroço da azeitona de ela tiver um. Corte ao meio e coloque um pedacinho de queijo no buraco onde ficava o caroço. No meio do queijo coloque uma semente de gergelim pra finalizar o olho.
- Na hora de servir forre o prato com o macarrão. Faça um montinho de molho bem no meio, sem cobrir totalmente o macarrão. No meio do molho arranje duas azeitonas para fazer os olhos. Se quiser, finalize com algumas tirinhas de queijo.
————————–
Em 2014: Guacamole
Um comentário sobre “Monstro de Espaguete – #cozinhadebruxa”