Caldo de Abóbora com pipoca
Caldo de Abóbora super simples mas com algumas dicas pra ficar mais gostoso e alguns acompanhamentos interessantes!
Esse caldo apareceu aqui no Cozinha a primeira vez em 2016, bem simples e com a pipoca acompanhando como elemento principal. Agora, em 2022, refiz a receita, gravei um vídeo e resolvi atualizar esse texto também.
E a ideia de fazer isso é porque queria explicar melhor alguns detalhes dessa receita, porque resolvi fazer dessa forma e como você pode alterar na sua casa. Então deixa eu começar com o resumo do que é esse caldo de abóbora: um creme homogêneo, sem carne e bem temperado, que é servido com pipoca ainda.
E numa receita tão simples alguns detalhes podem fazer diferença. Começando pela abóbora! É claro que dá pra fazer com qualquer variedade, mas ela é o ingrediente principal, então não adianta pegar uma que você não gosta e achar que essa receita vai transformar ela magicamente. Na versão original eu usei o que a gente chama de abóbora de porco, ou de pescoço, e nessa usei uma moranga. Cor, textura e sabor mudam bastante, mas a ideia continua funcionando.
A segunda coisa são as batatas. Elas não são necessárias, mas é legal usar. Isso porque a abóbora pode ser muito forte, e a batata traz um pouco de leveza pro caldo sem perder a cremosidade, o que aconteceria se a gente só colocasse mais caldo. Foi pensando no sabor e na textura da abóbora que eu escolhi os temperos também. Gengibre pra trazer um pouco de frescor e páprica para um pouco de picância. Não queria nenhum tempero com cara de inverno, como canela ou noz moscada.
E duas mudanças recentes ajudam a trazer mais sabor pro caldo. O açúcar ajuda a caramelizar os aromáticos num tempo mais rápido e não fica estranho já que a abóbora já é meio doce mesmo. Poderia ser qualquer açúcar, e mel e melado também funcionam muito bem. Já a cachaça ajuda a deglacear todo o sabor que fica no fundo da panela e ainda traz um pouco de acidez pra receita. Poderia ser um vinho ou outra bebida alcoólica, eu só achei que cachaça conversava bem com a história da receita. Pra quem não topa álcool na comida: sucos funcionam bem aqui também.
E a última coisa a entrar na panela é o limão. Não é pra deixar o caldo azedo, mas se quiser pode… Mas um pouco de acidez funciona muito bem com caldos, principalmente aqueles encorpados como esse é. Comece com algumas gotinhas e vá provando e adicionando mais conforme o seu gosto. Pra quem gostar de brincar: vinagre de vinho é uma boa opção aqui também!
E finalmente, na hora de servir, gosto de pensar em complementações também. Se o caldo é super sedoso e cremoso, coloco um punhado de pipocas pra trazer crocância. E pode ser apenas com sal, ou temperada também. A salsinha traz frescor e o gergelim um perfume diferente que faz o prato sair do comum. E claro, as sementes da abóbora sempre podem aparecer, seja assadas ou douradas na frigideira… Ufa! Acho que deu pra mostrar que dá pra brincar bastante com esses sabores. Pra quem achou que é muita coisa, uma dica: é só ir fazendo tudo aos pouquinhos, adicionando os sabores aos poucos e sempre ir provando, que dá tudo certo!
Caldo de Abóbora
Ingredientes
- 1 cebola em cubinhos
- 3 dentes alho
- 1 kg abóbora em cubos pese já descascada
- 300 g batata em cubos
- 1-2 litros caldo de legumes
- 2 colheres sopa açúcar
- azeite ou óleo vegetal
- sal
- gengibre em pó
- páprica picante
- 2 doses cachaça - opcional
- limão - opcional
Instruções
- Em uma panela grande aqueça cerca de 4 colheres de azeite e refogue a cebola até ela começar a dourar. Acrescente o alho, uma pitada de sal e uma colher de gengibre e outra de páprica.
- Depois de misturar bem os temperos junte o açúcar e misture bem. Adicione a batata. Ela vai começar a dourar e vai formar uma borra no fundo da panela. Adicione a cachaça e raspe bem o fundo da panela.
- Acrescente a abóbora, misture um pouco e, quando começar a dourar, acrescente cerca de 1 xícara do caldo. Tampe a panela e deixe cozinhando até tudo estar bem macio. Se preciso vá adicionando mais caldo aos poucos.
- Quando tudo estiver macio, prove e, se necessário, acrescente mais sal e temperos. Então transfira para o liquidificador e bata até conseguir um creme homogêneo, ou use um mixer de mão. Use mais caldo para bater se preciso.
- Volte pra panela e acerte a textura acrescentando mais caldo, ou deixando apurar para engrossar. Também acerte o sal e os temperos. Finalize com um pouco de limão e sirva.
- Acompanhe com pipoca, salsinha e/ou gergelim
———————
Em 2015: Pão de batata baroa