Quindim coletivo, ou Mini Quindão

Quindim! Uma camada fininha que parece cocada, coberta com uma camada cremosa, docinha e de um amarelo vibrante, formam esse doce tão tradicional!

quindim

Falando em tradicional, deixa eu começar essa atualização* abordando três pontos. Primeiro o formato. Eu cresci com quindins individuais, aquele assado na forma de empadinha e servido em forminhas de papel. Então quando depois de adulta descobri o quindão, eu achei a ideia maravilhosa. Você pode sim fazer essa receita em forminhas individuais, mas vai render poucas forminhas e a proporção de coco pra parte cremosa pode ficar um pouco diferente.

O segundo ponto é que eu vi muitas receitas nas redes sociais de quindim com leite condensado. Fiquei foi bem curiosa porque eu nunca provei quindim feito assim. Pra mim quindim sempre foi apenas ovos, açúcar, coco ralado e manteiga. Aliás, aí pode haver uma divergência. Algumas receitas chamadas tradicionais são feita apenas com gemas, enquanto outras tem ovos inteiros E gemas. Ainda quero fazer um comparativo dessas diferenças, e quando isso acontecer eu coloco o link aqui.

Por último, o gosto de ovo. Veja, quindim é um doce basicamente de ovo e açúcar. Fica muito difícil falar em quindim sem gosto de ovo. Se você tá falando do cheiro forte que as vezes dá (e eu que mesma nunca senti…) tem um vídeo do canal Nunca Vi 1 Cientista que explica como esse cheiro se forma e como ajudar a evitar. E claro, tem muita gente que adiciona uma colherinha de essência de baunilha, e ela pode ajudar a mascarar o sabor dos ovos. Mas um pouco de gosto de ovo vai ter né? E falando neles, vamos aos detalhes dos ingredientes!

calda sendo despejada em ovos batidos

Ovos de gemas bem amarelinhas resultam num quindim mais amarelinho, óbvio. Ovos caipiras são melhores ainda. Mas outro detalhe também mexe a cor do quindim: o açúcar da calda! Eu ainda não consegui explicar o motivo disso acontecer, mas quando eu faço a calda com açúcar cristal ela fica meio acinzentada. E fazendo com açúcar refinado (mesma vasilha, mesma temperatura, tudo igual) ela fica bem transparente.

Eu não vou te dizer pra não fazer quindim se você só tiver açúcar cristal. Mas se puder fazer a escolha, use o refinado. Já pra preparar a forma eu não vejo muita diferença e costumo usar sempre o cristal.

Pra fechar, o coco ralado. Coco fresco é sempre uma opção mais legal? Claro que sim. Mas nem sempre é viável. Ao escolher o de pacote eu dou preferência ao coco ralado úmido. E se só tiver o seco tiro um tempo pra umedecer o coco. Você pode fazer isso com água ou leite ou leite de coco. É só colocar o coco numa vasilha, cobrir com o líquido (sem ficar sobrando líquido pra cima) e deixar descansar por cerca de 1h pra ele absorver bem. Depois esprema qualquer excesso e use o coco na receita normalmente.

fatia de quindim

Pra fechar de verdade, o ponto: eu deixo assar até a massa estar firme, mais firme que pudim. Pra testar eu tiro a forma do banho-maria e dou uma sacudida leve. Se o quindim ainda estiver meio balançante eu deixo mais tempo no forno. Só considero que está assado quando ao sacudir a forma a massa não mexe. Isso tudo porque eu gosto do quindim firmezinho, e porque eu morro de medo de desperdiçar tudo isso de ovo e açúcar num quindim que não assou o suficiente. ^^

* A versão original dessa receita foi feita em 2017, mas esse texto e a receita abaixo, assim como as fotos e vídeo, são de 2024.

quindim grande em um prato sobre mesa de madeira

Quindim coletivo

Ingredientes
  

  • 2 xícaras açúcar refinado veja texto acima
  • 2 xícaras água
  • 50 g manteiga
  • 6 ovos
  • 6 gemas
  • 100 g coco ralado úmido veja texto acima
  • manteiga e açúcar para a forma

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C, coloque nele um refratário onde caiba uma forma redonda de 20cm de diâmetro. E preencha esse refratário até a metade com água.
    Unte a dita forma com manteiga, cubra a manteiga com açúcar, cristal ou refinado, e reserve.
  • Em uma panela junte a água e o açúcar e leve ao fogo médio até formar uma calda grossa. É quando você mergulha uma colher na calda, levanta e quando a calda nela começa a pingar forma gotas grossas que demoram a cair da colher.
  • Desligue o fogo, junte a manteiga, misture até ela derreter e reserve até amornar
  • Junte os ovos e as gemas em uma vasilha e bata até ficar homogêneo. Ainda batendo comece a juntar a cada, aos poucos.
    Não precisa ser num fio contínuo, mas junte aos poucos para não acrescentar uma quantidade grande de líquido quente nos ovos.
  • Quando toda a calda estiver incorporada, junte o coco ralado, misture bem e transfira para a forma preparada.
  • Leve ao banho maria, a 200C, por cerca de 1h, até a massa não estar mais líquida.
    Retire do banho-maria e transfira para a geladeira. Depois que esfriar tampe e deixe acabar de gelar antes de desenformar.
    Para desenformar aqueça ligeiramente o fundo da forma (só pra amornar), passe uma faca pela lateral e vire em um prato.

——————————
Em 2015: Daiquiri da casa

Salvar

Salvar