Colomba Pascal, o panetone da páscoa?
Colomba pascal é um pão italiano típico da (adivinha só!) Páscoa que é delicioso. E acho que o consenso para por aí.
Como toda receita típica e antiga essa tem muitas histórias de origem e muitas receitas “tradicionais”, todo mundo jurando que essa origem que é a verdadeira. E claro, que a sua receita que é tradicional de verdade. Resumindo bem e não entrando em polêmicas, a colomba é um pão rico, formatado como uma pombinha, servido na época da páscoa. A pombinha é pelo simbolismo cristão. Mas tem que ter imaginação viu… A maioria das pessoas só vê uma cruz ou um xis meio torto…
Mas pão rico servido em feriado cristão parece mais um panetone né? E é quase. Essas são receitas primas, com bases muito parecidas que se distinguem mais pelo recheio. Enquanto o panetone tem frutas cristalizadas como recheio principal, a colomba conta com laranja cristalizada na massa e amêndoas na cobertura. E uma cobertura crocante e as vezes craquelada. Claro, como os panetones, as colombas acabaram ganhando recheios trufados, gotas de chocolate e todo tipo de modificação. Se isso continua sendo uma colomba ou não é uma discussão que não vou fazer aqui, nem hoje.
Hoje a gente aprende a fazer uma colomba básica, com recheio simples e sem forma especial. Pra evitar precisar encontrar uma forma específica e pra conseguir parecer um passarinho mesmo, a gente formata com as mãos e torce pra ninguém reclamar antes de provar. A massa também não segue nenhuma receita com link pra eu deixar pra vocês. Fui adaptando a minha massa de panetone com as modificações encontradas em diversos sites italianos, até chegar a um resultado que me agradou: um pão denso, rico e úmido, com muito recheio e uma casquinha crocante e açucarada.
Atualização: em 2022 eu refiz essa receita pra fazer fotos novas e gravar um vídeo com o passo a passo. Aproveitei que tava mexendo no post pra atualizar a receita. E ao longo do tempo (a primeira versão é de 2017) eu fiz duas mudanças principais. Primeiro que troquei a fermentação com levain por fermento biológico seco. É bem mais prático e mais fácil de atender um número maior de pessoas que passe por aqui. Se você tem costume de usar levain e prefere fazer com ele a dica é: eu usava 150g de fermento, alimentado 12h antes, e deixava descansando umas 6h antes de modelar. Sendo que nenhum desses tempos era muito exato. A outra mudança foi a retirada do recheio. Não sei em que ponto isso mudou, mas gosto mais da massa de pão simples e as amêndoas apenas na cobertura. Se você quiser fazer bem recheada, essa massa aguenta uns 150g de recheio mais ou menos.
Colomba Pascal
Ingredientes
- 1 colher sopa fermento biológico seco
- 3/4 xícara açúcar
- 2 ovos
- 50 g manteiga
- raspas 1 laranja
- 100 ml água morna
- 1 pitada sal
- 2-3 xícaras farinha de trigo
- Cobertura
- 50 g amêndoas
- 1 clara
- 4 colheres sopa açúcar cristal
Instruções
- Misture bem as raspas com o açúcar. Junte a manteiga e os ovos e misture até formar um creme. Não precisa bater. Junte a água e o fermento e misture bem.
- Misture o sal na farinha e comece a adicionar na primeira mistura. Quando der comece a sovar a massa, numa bancada enfarinhada, até a massa ficar lisa e elástica. Cubra com a vasilha e deixe descansar por cerca de 1h.
- Prepare uma assadeira grande forrando com um tapete de silicone ou untando e enfarinhando.
- Divida a massa em 2 partes, uma maior que a outra. Enrole a menor como um rocambole, com as pontas afinadas. Transfira para o meio da assadeira, afine bem uma ponta dele e achate a outra, para fazer o bico e a cauda.
- Achate a outra parte da massa, formando um semicírculo, com as pontas bem marcadas, e deixe o meio mais fino que as pontas. Coloque por cima da outra massa, formando a pombinha.
- Bata a clara com uma pitada do açúcar da cobertura. Pincele toda a colomba com essa clara e cubra tudo com as amêndoas. Pincele novamente com a clara e salpique o açúcar cristal por cima. Cubra com um pano e deixe crescer por cerca de 1-2h.
- Depois que a massa tiver crescido bem asse a 230C até dourar.
Um comentário sobre “Colomba Pascal, o panetone da páscoa?”