Mousse de Chocolate Ombré

Mousse de chocolate ombré, uma sobremesa pra fazer uma receita render três sabores diferentes: meio amargo, ao leite e branco.

mousse de chocolate ombré

Foi uma adaptação de uma receita adaptada que rendeu essa mousse, e a parte “chocolate ombré” fica por conta do fator e se. E se eu trocasse o chocolate meio amargo dessa receita por chocolate branco? E se eu fizesse com os dois? E se eu misturasse os dois?

A receita original é meio que da casa: a mousse de chocolate da nossa série Cozinhando com Dona Zizi. Não conhece? É conteúdo exclusivo do nosso canal no YouTube, onde eu testo algumas receitas dessa série de livros de receita. Todo domingo tem episódio novo, e na quarta as receitas daqui também ganham vídeo com passo a passo.

Enfim, peguei a receita original, apliquei o fator e se, e acabei com essa mousse de chocolate ombré. Que, além dos sabores diferentes, acabou tendo texturas diferentes também. É que a composição do chocolate meio amargo é bem diferente da composição do chocolate branco, então os resultados nunca são iguais. Eu acabei gostando, principalmente porque você começa com uma textura bem levinha, e vai caminhando para uma textura mais densa, mais próxima de um creme. Bem interessante.

Alguns detalhes técnicos antes da receita então? Primeiro, a questão da gelatina. Tem gente que defende que mouse que é mousse não tem gelatina. Eu tenho defendido que o importante é a receita dar certo na sua casa. E usando creme de leite em lata, mais fácil de achar Brasil afora, fica difícil funcionar sem a gelatina. Então não vou considerar isso um problema. A outra questão é a gelatina ser em folha, e não em pó. A verdade é que tanto faz. Eu costumo usar a versão em pó aqui em casa; mas calhou de ter umas folhas sobrando e resolvi usar pra acabar com elas. A quantidade de cada uma vai variar um pouco, então se você prefere usar em pó leia o rótulo. Essa receita usa 3 folhas no total; veja quanto de pó é necessário pra equivaler a isso e então divida essa quantidade por 3, um pra cada sabor de mousse.

Acho que é isso, parece muita coisa e complicado mas não é. São sempre os mesmos passos, repetidos com cada tipo de chocolate. Ah sim, vale usar chocolate ao leite no lugar da mistura de meio amargo com branco, vai ficar tão gostoso quanto.

mousse de chocolate ombré

Mousse de Chocolate Ombré

meio amarga:
2 claras
5 colheres sopa de açúcar
1 folhas de gelatina sem sabor*
70g de chocolate meio amargo
1/3 de lata de creme de leite sem soro

ao leite:
2 claras
4 colheres sopa de açúcar
1 folha de gelatina sem sabor*
30g de chocolate meio amargo
30g de chocolate branco
1/3 de lata de creme de leite sem soro

branca:
2 claras
3 colheres sopa de açúcar
1 folha de gelatina sem sabor*
70g de chocolate branco
1/3 de lata de creme de leite sem soro

O modo de preparo é o mesmo para todas as mousses, o truque é fazer uma de cada vez, esperando para que a anterior firme primeiro.

Comece com a mousse meio amarga. Deixe a gelatina de molho em um pouco de água gelada. Misture as claras com o açúcar e leve ao banho-maria até que o açúcar derreta. Retire do banho-maria e bata até formar um merengue firme. Enquanto isso deixe no banho-maria o chocolate, o creme de leite e a gelatina (depois de apertar bem para retirar toda a água). Depois que o merengue estiver firme, e o chocolate derretido, misture tudo delicadamente e aos poucos. Misture sempre com movimentos para cima, evitando perder volume. Então transfira para o refratário em que for servir, ou para as taças individuais, preenchendo apenas 1/3 da vasilha escolhida. Então leve para a geladeira por 1h para firmar.

Passado o tempo repita a mesma operação com os ingredientes da mousse ao leite, misturando os 2 chocolates no banho-maria. Cubra a mousse meio amarga com essa mistura, deixando espaço nas vasilhas para a última, e volte para a geladeira por mais 1 hora.

Por último, prepare a mousse branca repetindo a mesma operação, agora com o chocolate branco. Mas dessa vez deixe na geladeira por até 8h, para que tudo firme bem, antes de servir.

Se ficou confuso, tem esse vídeo com o passo a passo da receita original que inspirou essa:

——————————
Em 2015: Redução de balsâmico
Em 2016: Crush n° 2