Salada de brócolis com Cuscuz de Milho
Salada de Brócolis cru, com cuscuz de milho, e mais um monte de coisas pra sair de uma saladinha de todo dia direto pra um prato digno de festa!
A ideia dessa receita nasceu de um vídeo da Sohla no canal do NYT Cooking, o braço culinário do New York Times. O vídeo em questão tem várias receitas com brócolis, sendo uma salada com quinoa a que mais me chamou a atenção. Mas eu tenho birra com quinoa, então na hora comecei a pensar em uma alternativa, e foi aí que entrou o cuscuz de milho.
Eu tenho certeza que cuscuz marroquino funcionaria aqui do mesmo jeito, mas prefiro usar o flocão de milho por ser um ingrediente nosso, por ser mais fácil de encontrar e mais em conta, e porque eu acho muito gostoso!
As outras mudanças além dessa foram pequenas e baseadas na disponibilidade dos ingredientes. Mas a dica geral é manter a base de uma fruta doce e ácida, um crocante, um queijo (ou algo macio e com umami) e uma fruta seca pra essa salada de brócolis. E a partir daí brincar com as combinações que você gostar e conseguir por aí.
As dicas específicas que eu dou são preferir maçãs (ou outra fruta) e queijos de sabor mais forte. Eu já tentei uma versão dessa salada com mussarela, por exemplo, e ela sumiu na salada. Já a versão com queijo prato ficou bem mais interessante. O mesmo vale pras maçãs: aquela bonitona da branca de neve tem um sabor muito suave, que pode desaparecer. Eu preferi usar gala ou fugi que tem uma acidez mais sutil e um sabor ligeiramente mais marcante. E eu preferi não usar a maçã verde porque o molho é já é bem ácido.
Falando no molho bem ácido: a proporção na receita abaixo tá certa. É sim bem pouquinho de azeite. A própria Sohla fala que a tal proporção mágica de azeite pra limão do “tradicional molho francês” não é uma regra que precisa ser seguida. Se você gosta, ótimo. Mas não tem necessidade.
Pra essa salada de brócolis a acidez é importante pra marinar justamente o brócolis cru, mas também pra sensação de frescor que ela tem. Ela é uma salada com muita cara de verão, e um molho mais ácido do que gorduroso combina com isso. Mas de novo, e claro que você pode finalizar seguindo o seu gosto. No final, na hora de acertar o sal, você sempre pode acrescentar mais um fio de azeite. Principalmente porque adicionado assim no final, ou logo na hora de servir, o aroma dele vai ficar bem mais ‘aparecido’.
Salada de Brócolis com Cuscuz de Milho
Ingredientes
- 2/3 xícara flocão de milho
- sal
- 1/3 xícara água
- raspas 1 limão tahiti
- suco 1/2 limão tahiti
- 3 colheres sopa mostarda
- 2 colheres sopa mel
- 1 colher sopa azeite
- 200 g brócolis
- 1 maçã
- 1/4 xícara castanhas de caju
- 1/3 xícara passas douradas
- 2 colheres sopa cachaça opcional
- 100 g queijo meia cura
Instruções
Cuscuz
- Misture o flocão com uma pitada de sal e misture com a água. Deixe hidratando por 10min.
- Cozinhe o cuscuz no vapor por 15min, e então espalhe em um prato raso para que o vapor interno saia mais rapidamente.
Molho
- Em uma vasilha grande junte as raspas do limão com o suco, a mostarda, o mel e o azeite e misture bem. Não coloque sal por enquanto.
Montagem
- Regue as passas com a cachaça e complete com água até cobrir. Reserve.Se quiser ignore a cachaça ou troque a água por outra bebida.
- Pique o brócolis, floretes e talos, em pedacinhos pequenos, menores que as passas. Misture no molho e reserve.
- Corte a maçã em cubinhos pequenos, as castanhas grosseiramente e o queijo em cubos com cerca de 1cm. Junte tudo no brócolis temperado. Junte também o cuscuz.
- Retire as passas do molho e junte na vasilha com os demais ingredientes. Misture tudo e só então acerte o sal.
- Sirva em seguida, ou leve para gelar antes de servir.
————————————————
Em 2022: Cookies de Panetone