1 ano de Cozinha + bolo de chocolate com doce de leite

1 ano de Cozinha!!! E pra comemorar a gente relembra a primeira receita que apareceu por aqui! E como tem aniversário aqui em casa e as comemorações não param, vamos de bolo gigante com direito a creme de doce de leite de recheio.

Antes de qualquer coisa deixa eu agradecer a vcs lindezas da minha vida que aparecem por aqui, E acompanham na fanpage, E curtem no instagram E ainda tem uns doidim que aparecem no twitter. Saibam que é um estímulo enorme saber que vocês estão aí! Poder comer todas essas delícias também estimula um bocado, mas qual a graça de comer sozinha né? rs

Agora o bolo de hoje! Queria homenagear a primeira receita que publiquei, que já era meio que uma homenagem ao bolo dos deuses da minha mãe. E como domingo foi dia de aniversário aqui em casa fiz receita dupla. E tinha tanto, mas tanto recheio, que o bolo virou um naked cake porque ninguém dá conta de comer tanto doce de leite assim gente! Ali embaixo tô passando a receita sem ser dobrada. Dá pra um bolo simples com cobertura, ou um naked cake baixo. Ambos de 24cm mais ou menos. Pra quem quiser é só dobrar a receita pra fazer um igual o da foto, também com 24cm.

As únicas mudanças na receita foram o acréscimo de um tico de chocolate a mais  e a diminuição de um outro tico de açúcar. Isso pra poder equilibrar com o sabor do creme de doce de leite. Já esse creme veio de uma torta pela qual me apaixonei muito tempo atrás. (E que um dia mostro aqui). A base dela é esse creme de doce de leite com creme de leite. Só isso e já fica uma delícia! Pra conseguir sustentar o bolo de 3 andares acrescentei gelatina, mas pra quem for fazer só um bolo comum, ou quiser só um creme pra acompanhar o bolo, dá pra dispensar numa boa.

Não tá na receita, mas usei mais cerca de 150g de doce de leite puro e um bico pitanga bem pequetito pra fazer essa “cobertura”. Pra dar aquela cara de festa né… 😉
bolo chocolate doce de leite igBolo de Café com Chocolate
xícara de 240ml

3 ovos (grandes)
1 1/2 xícaras de açúcar refinado
1/2 xícara de óleo
1 xícara de café forte morno
1 1/4 xícara de chocolate em pó
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento químico

Peneire a farinha e o fermento em uma vasilha e reserve.
Bata os demais ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Transfira, aos poucos, para a vasilha com a farinha e misture delicadamente até incorporar tudo.
Passe para uma forma redonda de 24cm, untada e enfarinhada. Leve ao forno, previamente aquecido a 200°, por cerca de 45min. Espere esfriar antes de desenformar

Creme de Doce de Leite

800g de doce de leite
395g de creme de leite sem soro
12g de gelatina em pó sem sabor

Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem.
Misture o creme de leite com o doce de leite até ficar homogêneo. Acrescente a gelatina enquanto bate a mistura. Pra facilitar eu usei uma batedeira de mão, assim tive certeza de não ficar nenhum grumo. Dá pra pular toda a parte da gelatina e obter um creme menos firme também.

Salvar