Palitinhos de Tomate

Palitinhos de tomate, crocantes e alaranjados, com casquinha de queijo, eis mais uma receita antiga na família.

palitinhos de tomate

Esses palitinhos de tomate tem uma história parecida com a do Amor em Pedaços: tinha muito tempo que eu ouvia minha mãe falar, mas nunca tinha provado. Essa receita acabou perdida durante um tempo, e eu já tava achando que nunca teria a chance de provar os tais palitinhos.

E eis que folheando um velho caderno de receitas, o mesmo de uma certa mousse, aparece numa letra bem familiar o título “Palitinhos de Tomate”! Não dei conta de esperar e no dia seguinte juntei os ingredientes pra experimentar. E ficou muito bom. O gosto lembra molho de tomate, mas beeem suave, e tem um fundo de queijo, graças ao parmesão na massa e na cobertura. E o formato palito contribui enormemente para o efeito pipoca, quando a gente não consegue parar de comer.

Agora é só aproveitar o tempo de forno e correr na nossa tag Drink pra escolher o acompanhamento ideal pros seus palitinhos.

palitinhos de tomate

Atualização: em 2020 refiz essa receita e aproveitei a oportunidade para fazer novas fotos e gravar o vídeo com o passo a passo. Na ocasião aproveitei para testar usar a passata de tomate no lugar do tomate em lata. Ambos funcionam da mesma forma e o sabor é muito parecido, acho que eu não conseguiria distinguir num teste cego. Acho essas duas as opções mais práticas, mas minha mãe fazia com o tomate cru, passando ele na peneira até virar um purê e a maior diferença era na cor final dos biscoitos.

Palitinhos de Tomate

1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento químico
1 colher chá de sal
1/2 xícara de parmesão ralado*
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
cerca de 1/2 xícara de tomate passado na peneira**
1 clara para pincelar
parmesão ralado pra cobrir

* essa medida vale pro parmesão de verdade ralado em casa
** usei tomate pelado enlatado passado na peneira. Vale trocar por molho de tomate, também passado na peneira. Não vale extrato.

Peneire os ingredientes secos em uma vasilha. Acrescente a manteiga e o queijo e misture com as pontas dos dedos pra fazer uma farofa. Vá acrescentando o tomate até formar uma massa lisa. Eu precisei de 2 colheres sopa a mais, mas isso varia de acordo com um monte de coisas. Quando conseguir uma massa homogênea enfarinhe a bancada e abra a massa com um rolo. Corte os palitinhos e transfira para uma assadeira untada ou forrada com tapete de silicone. Pincele os palitinhos com a clara e polvilhe parmesão ralado por cima. Leve ao forno a 200° até assarem completamente. Se os biscoitos não estiverem completamente crocantes não se preocupe, eles ficam mais durinhos depois de frios. Quando tirar do forno tire também da assadeira e espere esfriar completamente antes de mudar para um vidro fechado.

Salvar