Docinho de gelatina

Docinho de gelatina que parece um brigadeiro mas tem uma textura ligeiramente diferente e que pode ter vários sabores!

docinho de gelatina

Mas antes de tudo um aviso: esse post originalmente era de 2016, a primeira vez que fiz esse doce. Mas esse texto e as fotos atuais são de 2022, quando resolvi gravar um vídeo para mostrar melhor as texturas e fazer fotos. Aproveitei para atualizar o texto aqui do site acrescentando algumas informações e outras ideias.

Mas começando pelo docinho de gelatina original: o docinho bicho-de-pé feito com nesquik é quase tão querido quanto o brigadeiro aqui em casa. E certa vez vi uma receita que usava gelatina de morango no lugar do nesquik. Fiquei curiosa com a ideia e resolvi experimentar com a gelatina que tinha em casa na época, que era sabor uva. E adorei o resultado!

De lá pra cá a receita em si não mudou, mas meu conhecimento e experiência sim. Por isso essa atualização no texto. Primeiro sobre o nome: eu não gosto de chamar de brigadeiro algo que não leve a combinação “leite condensado + chocolate”. Coisa minha, mas é por isso que esse não é um brigadeiro de gelatina. Pra usar esse nome acho que eu usaria chocolate branco na mistura, e talvez um pouco de creme de leite pra tirar o doce.

docinho de gelatina

Aliás, esse é um bom truque se você acha as gelatinas industrializadas doces demais, pode acrescentar um pouco, talvez cerca de 100g, de creme de leite na panela. Ele vai suavizar o sabor e, entrando na panela no início do processo, não vai atrapalhar a textura. Imagino que pra sabores mais ácidos como limão isso não seja necessário. É mais uma questão de gosto.

E eu ainda quero fazer um comparativo desse docinho de gelatina mais simples com essas outras variações. Mas isso vai ficar pra quando o leite condensado voltar a um preço mais acessível. Ou pra quando surgirem patrocínios.

Mas voltando a textura, ela é o principal motivo pra usar a gelatina em vez de um suco em pó. O resultado é macio e mais leve que o brigadeiro tradicional. É como se fosse o brigadeiro de colher, mas mantendo o formato enrolado. Estranho e gostoso. Isso tudo acontece por conta da gelatina. E como ela endurece depois de fria o doce mal fica na panela. O mais comum é a gente achar que ainda não deu tempo do doce ter cozido o bastante, deixar mais tempo e, depois de frio, ele ficar puxento demais. Pra quem vai fazer pela primeira vez: melhor tirar o doce antes da hora, e ter que voltar pra panela depois, do que cozinhar demais.

Aliás, eu gosto de servir esse docinho enrolado e coberto com granulado colorido ou açúcar. Dica: use açúcar cristal se quiser que a cor do doce apareça, ou granulado se quiser que seja uma surpresa. Mas também é possível servir em potinhos pra comer de colher. Como ele fica muito macio o ponto na panela acaba sendo o mesmo do ponto de enrolar.

docinho de gelatina

docinho de gelatina

Docinho de Gelatina

Ingredientes
  

  • 395 g leite condensado
  • 25 g manteiga
  • 20 - 25 g gelatina do sabor escolhido

Instruções
 

  • Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo constantemente enquanto cozinha.
    Rapidamente o doce começará a solar da panela. Desligue o fogo e transfira para um prato untado. Deixe esfriar totalmente antes de enrolar e cobrir com o confeito escolhido.

—————–
Em 2015: Torta de rabanada

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar