bolinhos e pasta de lentilha
Continuando as comemorações do aniversário do Cozinha (ó o bolo aqui), hoje temos um petisco que vai do boteco pra festa numa boa. E ainda por cima vegetarianos! Você que adora bacon, corre não que tem jeito pra você também.
Essa é mais uma receita sem origem certa. Tava anotada num papelinho sem autor. E o senhor google fez questão de não encontrar nenhuma igualzinha a que tinha anotada. Então, em primeiro lugar, se a receita for sua ou se você souber pistas da origem, por favor me conte!!
Agora, eu mudei um bocado essa. Tanto por vontade própria, quanto pra fazer funcionar coisas que não estavam funcionando. Ainda assim a base da receita continua a mesma: uma espécie de quibe vegetariano. Isso mesmo porque pra mim bolinho frito que leva trigo pra quibe vai ser sempre meio que um quibe. E claro, como bom quibe, também pode ser servido cru como acompanhamento de pão sírio ou torradinhas.
As grandes mudanças começam com o bacon. A receita original manda colocar bacon picadinho e eu queria uma receita vegetariana, então ele caiu fora. (pra quem não tá se importando se tem carne ou não: imagino que o bacon dê um gosto maravilhoso pra essa receita)
A textura também acabou mudando já que a original usa a lentilha quase inteira e eu queria algo mais homogêneo. Por conta disso a quantidade de água teve que mudar, e aí a farinha de rosca entrou no jogo pra acertar tudo.
Enfim esse monstro de Frankenstein ficou pronto, e pro meu deleite também ficou uma delícia. Confesso que prefiro os bolinhos fritos do que a pasta. Mas pra quem tá evitando frituras ou quer uma coisa mais leve, a pasta acompanha desde as torradas até uns palitinhos de cenoura.
Pasta de Lentilha
xícara de 240ml
1 xícara de lentilhas
5 xícaras de água
2 colheres chá de sal
1/2 xícara de trigo para quibe
1 cebola pequena
1 dente de alho
cebolinha a gosto
1 limão – usei o capeta
cerca de 8 colheres sopa de farinha de rosca – pra fazer os bolinhos
ovo batido e farinha de rosca para fritar
Junte a lentilha e a água em uma panela de pressão e leve ao fogo. Quando começar a chiar conte 20min e desligue. Deixe que a pressão saia sozinha, isso pode levar alguns minutos. A lentilha vai cozinhar além do normal, quase virando uma pasta e a água provavelmente terá secado.
No processador triture a cebola e o alho com o limão. Vá acrescentando a lentilha cozida e o trigo para quibe. Continue batendo no processador até virar uma pasta homogênea.
Acrescente a cebolinha e acerte o sal.
Nesse ponto a pasta está pronta, se quiser é só levar a geladeira por cerca de meia hora e pronto.
Para quem quiser fazer os bolinhos, ou quiser uma pasta com textura de quibe cru:
vá acrescentando as colheres de farinha e rosca aos poucos, até conseguir uma textura maleável. Ainda vai grudar um poucos nas mãos quando for enrolar os bolinhos, mas fica uma massa mais firme que a pasta. Prove para ver se não precisa de mais sal ou limão.
Para fritar modele os bolinhos, passe no ovo batido e depois na farinha de rosca e frite em óleo quente; óleo o suficiente para cobrir os bolinhos.
2 comentários em “bolinhos e pasta de lentilha”