Mini churros, pra comer vendo filme

Sabe churros? Aquele do Chaves, fininhos e sem recheio? Agora imagina ele na versão mini… Meio que do tamanho de uma pipoca….

Eu tava querendo fazer churros espanhóis, aqueles fininhos sem recheios iguais aos da Dona Florinda. E tava com Telecine liberado em casa, ou seja estava procurando comidinhas pra comer vendo filme. Pronto, mini churros espanhóis!

(Ainda não sei bem como cheguei nisso, se alguém ver algum desses por aí por favor me manda o link…)

Experimentei dois tipos de cobertura, o tradicional açúcar com canela, e sal com pimenta. O açúcar não tem segredo, é só passar os churros nele e pronto, tipo bolinho de chuva. Já o sal é um pouquinho mais chato porque ele não gruda tanto, então aconselho colocar um pouco mais de sal na massa se você for fazer apenas salgados. As quantidades tão explicadas na receita ali embaixo. E falando na massa….

As receitas de massa são bem variadas, indo das mais simples apenas com água e farinha até as mais ricas com manteiga e ovos. Quando vou começar a trabalhar com uma receita sempre prefiro ir pela versão mais básica primeiro, pra aprender as diferenças. Ainda assim tive que ir mudando enquanto fazia.

A massa ficou tão seca que sequer conseguiu incorporar toda a farinha, acabei tendo que colocar mais água no meio do processo. Então todo mundo pode relaxar que se a massa estiver seca é só colocar mais água. E se estiver muito mole também é só manter no fogo, mexendo até conseguir o ponto fácil de manipular.

Agora, algumas dicas importantes pra hora de fritar. Esse tem é frito em óleo quente e as vezes explode. Calma, não é nenhuma guerra. É tipo uma pipoca estourando, pode ser que assuste mas dificilmente vai machucar. Controle a temperatura do óleo baixando o fogo depois de um tempo e aumentando novamente se começar a demorar demais a dourar. E outra coisa, tente não manter o braço muito alto na hora de pingar os churros porque quanto maior a queda maior o respingo (quase uma sabedoria de biscoito da sorte….) e ninguém quer respingos de gordura quente no braço. Com esses cuidados fritar esse churros (ou qualquer coisa) fica bem mais fácil.

Mini churros

2 xícaras de água
10g de manteiga sem sal
1 1/4 xícara de farinha de trigo

1 pitada de sal para a massa doce
1 colher chá de sal para a massa salgada

Em uma panela, de tamanho maior do que pareça necessário, leve a água, a manteiga e o sal ao fogo até ferver. Baixe o fogo para o mínimo e acrescente a farinha de uma vez e mexa vigorosamente até incorporar totalmente a massa. Use um colher firme para ficar mais fácil amassar a massa. Vá amassando a massa até ficar numa consistência que lhe pareça agradável para usar com o saco de confeiteiro*.
Desligue o fogo e transfira a massa para o saco.
Em outra panela aqueça uns 3 dedos de óleo. Vá “pingando” pequenas quantidades de massa no óleo quente. Para isso algumas pessoas usam uma tesoura, mas eu usei os dedos mesmo. Para “cortar” cada churro do tamanho desejado apenas aperte o saco de confeiteiro até sair mais ou menos 1cm de massa e então aperte com os dedos (ou a tesoura) e corte o churro, deixando cair no óleo. Depois de dourados retire da panela e deixe secando em uma assadeira com papel toalha.
Depois de todos fritos passe ou no açúcar com canela ou no sal com temperos.

* eu queria os churros exatamente da espessura da abertura do saco de confeiteiro que tenho aqui, então nem preocupei em colocar algum bico, mas isso sempre é possível caso você queira churros com aqueles ondulados mais típicos.

Salvar