Bolo mousse de maracujá bem gelado

É bolo, mas é mousse de maracujá também. E nem tem tanta novidade, mas é daquelas receitas moleza de fazer que é sempre bom ter na manga. E ainda desmembra em 2 receitas que valem separadas, porque praticidade é sempre bem vinda!
bolo mousse de maracujá

O bolo mousse de maracujá aparece em vários sites/livros/programas com diferentes receitas. E todas tem seu valor. Aqui, eu quis usar receitas básicas e fáceis pra todo mundo, e que pudessem ser aproveitadas em outras ocasiões.

O que isso quer dizer: Quer usar só a mousse e servir em copinhos individuais? Vale! Quer usar só a mousse numa travessa pra família toda? Vale! Não gosta de maracujá e quer trocar por outra fruta? Pode. Quer aproveitar só o bolo? Claro! Faz numa caneca grande e assa no micro-ondas. Ou faz no forno convencional, é uma receita ótima pra quem mora só, já que rende um mini bolo.

Aliás, ainda falando do bolo, dá pra trocar o sabor dele apenas trocando o leite por suco de fruta. Na verdade eu só não fiz de maracujá porque fiquei com medo de ser muito azedume numa receita só… Se você não tem problemas com azedo, vai em frente!
bolo mousse de maracujá

Bolo Mousse de Maracujá

Bolo
1 ovo
4 colheres sopa de farinha de trigo
4 colheres sopa de açúcar
1 colher chá de fermento em pó
2 colheres sopa de óleo
2 colheres sopa de leite

Mousse de maracujá
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
300ml suco de maracujá*
quase** 2 pacotes de gelatina em pó

Cobertura
1 maracujá
2 colheres sopa de açúcar
2 colheres chá de gelatina em pó

calda simples – ou saborizada conforme o seu gosto

*eu uso suco natural, e pra evitar que fique aguado bato apenas a poupa e depois passo por uma peneira.

**quase porque são 2 pacotes de 12g (cada) dos quais a gente tira as duas colheres pra cobertura. Isso vai evitar que a mousse fique dura demais e que a cobertura fique escorrendo sobre o bolo.

Para preparar o bolo misture os ingredientes secos e então adicione o ovo, o leite e o óleo. Misture tudo até ficar homogêneo e transfira para uma forma redonda de fundo removível, untada e enfarinhada. Leve ao forno aquecido a 180° até que asse totalmente.

Depois que o bolo esfriar retire da forma e corte o topo. Você pode apenas nivelar o bolo ou corta-lo em uma fatia mais fina, conforme o gosto. Se quiser o bolo aparecendo no resultado final não corte mais nada; se quiser que apenas a mousse apareça, corte ligeiramente toda a lateral do bolo, tirando apenas a parte dourada, bem fininho mesmo. Lembre de soltar o bolo do fundo da forma também, é mais fácil agora do que com a mousse por cima.

Prepare a forma: corte uma tira alta de acetato e coloque por dentro de uma forma igual a usada para assar o bolo (Ou a mesma já lavada). Prenda o acetato com fita crepe, grampos ou que der certo pra você. Unte com bem pouco óleo, tanto o fundo da forma quanto o acetato. Transfira o bolo para essa forma preparada e molhe com bastante calda. Reserve.

No liquidificador bata os ingredientes da mousse, exceto a gelatina. Separe a parte da gelatina que será usada para a cobertura e hidrate o restante conforme a embalagem. Eu ignorei que tirei parte da gelatina e usei o total de água informado na embalagem. Gelatina hidratada é só bater novamente a mistura de maracujá juntando a gelatina. Transfira essa mousse pra forma com o bolo e leve ao congelador por 10 minutos.

Para a calda misture o açúcar e a poupa do maracujá e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 2min. Desligue o fogo, junte a gelatina e misture bem. Cubra a mousse com essa mistura e leve para a geladeira por pelo menos 8h.

Na hora de tirar da forma o acetato deve soltar facilmente; se não for o caso use uma faca afiada para ajudar.

——————————
Em 2015: Mojito a la Roman

Salvar

Salvar