E antes que o nome te engane, como me enganou: ela não fica molinha por dentro, como um petit gâteau. Ela parece um vulcãozinho mas por conta da cobertura que vira uma casquinha crocante e brilhante.
A massa é daquelas crocantes, não muito doces, com o sabor do chocolate equilibrado pelo do café. Aliás, única provável mudança que fiz na receita: na original está escrito colher de sobremesa de café expresso, eu usei o instantâneo que tinha na despensa e medi com colheres de chá padrão. Mas vamos combinar que isso nem altera a receita num nível perceptível né?
O recheio cremoso de chocolate, e a incrível cobertura de Ovomaltine continuam as mesmas e não tem porque mexer. Aliás, não mexa. Na primeira vez que fiz essa torta eu fiquei tentada a usar mais Ovomaltine na cobertura. Então fiz metade torta vulcânica, metade torta super vulcânica. Não rola, a casquinha fica mais espessa do que o agradável e ainda fica mais difícil de partir. Fique com a meia xícara da receita abaixo, vai formar uma casquinha fina na medida pra acrescentar crocância a torta. E não vai deixar doce demais também.
Agora, algumas atualizações. Esse post, e o texto até o parágrafo anterior, foi feito em 2017. Mas as fotos, o vídeo, e essa parte final do texto foram feitos em 2023. Nesse momento da história o link da receita original não funciona mais e eu não conseguir achar outros registros dessa receita. Mas fica o crédito: a receita não é minha, é da Simone Izumi que tem vários cursos que eu sonho em fazer!
Além disso, queria deixar dois detalhes sobre a receita. Primeiro uma modificação que volta e meia eu faço: cacau e chocolate em pó 50%. O chocolate 50% é uma mistura de cacau e açúcar, metade de cada um, e nada mais. Então sempre dá pra trocar um pelo outro, fazendo as devidas adaptações nas quantidades. No caso você pode usar 1 1/2 colher sopa de cacau e 1 12 colher sopa de açúcar no lugar do chocolate 50%.
O outro detalhe é só um aviso simples: essa massa não é assada coberta, então ela pode inflar. Como ela vai voltar pro forno com o recheio por cima, eu não vejo muito problema. Quando acontece de ela inflar eu só faço um furo com um palito e aperto ela de volta na forma antes de colocar o recheio.
PS: eu não ia falar disso, mas achei que valia a pena mencionar antes de fechar esse texto. A minha família gosta de massas mais grossinhas, e essa torta vai pra esse lado. Se você gosta de massas bem fininhas é só espalhar uma camada fina de massa na forma. O excedente vira um biscoito gostoso.
Massa:Misture a farinha com o açúcar, o chocolate e o café. Acrescente a manteiga e misture com um garfo até formar uma farofa. Vá acrescentando a água gelada, aos poucos, até a massa ficar úmida o bastante pra se juntar quanto apertada.Espalhe sobre uma forma redonda de 23cm de diâmetro e aperte bem colando a massa no fundo e nas laterais. Se a massa estiver meio mole leve ao congelador por 10min. E só então ao forno, a 200C, por 25min.
Recheio:Junte a manteiga e o chocolate e derreta totalmente. Deixe de lado amornando.Em outra vasilha bata os ovos com o sal e o açúcar até espumar. Junte o leite e o mel e bata novamente. Então junte a mistura de chocolate e manteiga e bata novamente até conseguir uma mistura homogênea.
Montagem:Cubra a massa assada com o recheio, e cubra o recheio com o Ovomaltine. Volte ao forno por mais 40min. Retire do forno, espere esfriar, cubra e leve para gelar por pelo menos 8h antes de servir.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.