Farinha de Fubá torrado, receita da vó
Farinha de fubá torrado, pra comer com arroz e feijão, pra fazer farofa, pra comer até com café. Sério. Calma que eu explico.
Essa receita foi anotada num papelinho (pra variar) enquanto minha vó tentava me explicar o que, pra ela, era a coisa mais óbvia do mundo: como torrar fubá pra fazer farinha. Afinal, como assim você não sabe torrar farinha menina? Não sabia mas agora, graças a vó, sei. E tô muito feliz porque ô receita pra ser versátil!
A primeira coisa que fiz com a farinha foi misturar açúcar e comer junto de uma xícara de café. Isso mesmo, açúcar. A farinha é ligeiramente salgada, mas coloque uma parte de açúcar para umas 3 de farinha e pronto. A gente come seca mesmo, com uma colher e do lado a xícara com café. Estranho pra mim, mega comum uma geração pra trás, e uma delícia!
Não quer farinha doce? Mantenha ela salgada mesmo, junte um ovo mexido, a couve que sobrou do almoço de ontem e uma banana picada. E assim se improvisa uma farofa deliciosa e que foge do comum da farinha de mandioca. Ou só come a farinha com a comida mesmo. Arroz e feijão e farinha é uma combinação bem comum, mas que fica com sabor especial com essa farinha de fubá.
Farinha de Fubá torrado
1 xícara de fubá
1/2 xícara de água filtrada
Misture o fubá com a água e deixe descansar por algumas horas. Eu gosto de fazer isso na noite anterior e preparar a farinha pro almoço.
Esquente uma frigideira e unte com um pouco de óleo. Passe o torrão de fubá (que se formou durante a noite) por uma peneira, direto na frigideira. Mexa de vez em quando, até que o fubá torre. Dá pra ver claramente quando o fubá perde a consistência de cru e fica torrado. Salgue a vontade. Ela pode ser guardada por alguns dias em um pote fechado
Dica extra da vó: funciona muito bem (na verdade fica ótimo) colocar um bacon ou torresmo pra servir de gordura no lugar do óleo.
——————————-
Em 2015: Beermosas
amo farinha de fuba,fuba suado eu estava procurando para me lembrar que minha mae fazia
^_^
Parabéns. É bom perceber que há resgate de nossos valores culinários. Farinha de fubá torrado nos transporta no tempo.
Que bom! Obrigada!! =)
Minha mãe umedecia a farinha com leite doce e esmadava, fazia grumos e então levava ao forno de barro para assar, comíamos com café com leite. Saudades disso
Que delícia! A combinação com o leite doce deve ficar incrível…
As pessoas antigas na roça, tomavam antes de trabalhar, fuba torrado com cafe. Eram fortes e tinham mta saúde. Eu tomo com cafe com leite. Mi ali
menta por mtas horas.e mi da bastante resistência. Fica a Dica.
Ótima dica Lenilda! Minha mãe disse pra consumir do mesmo jeito (com café), que era como ela comia… ^_^
Adorei a receita, vou faze la amanhã mesmo. Vai me lembrar do gostinho de comida da vó.
Que bom ler isso! 🙂
Oi, vou experimentar a receita, minha avó não deixava o fubá na água, ela colocava banha, fubá é ia pingando água, tomara que fique com o sabor da minha infância, bj
Oi Maria, gostei muito desse jeito de fazer da sua avó, vou experimentar também! =)
Maravilhoso, eu amava isso quando criança, me deu uma saudades só de ler a receita.
Ai que bom ler isso! Muito obrigada pelo comentário =)
Vi um comentario aqui que a receita do FUBA SUADO que era feito nas rocas, longe das padarias e que alimentava muito bem os trabalhadores rurais. Podia colocar ate queijo , canela e o que mais quisesse.
Ja a farinha de moinho , que conheco era feito so com o fuba torrado. Comia-se com feijao amassado , um ovo frito e a farinha. So de lembrar me da agua na boca. Vou fazer para o dia das maes , com molho de ovos.