Sorvete de Beterraba, sem gosto de beterraba?
Sorvete de beterraba que não tem sabor de beterraba… Pois é, mas ela tá lá, dando essa cor linda pra esse sorvete super cremoso!
Porque sim, eu confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção nessa receita foi a cor. A maioria dos sorvetes ficam entre tons variados de bege, creme, marrom e amarelo. E tudo bem… Mas quando a gente vê algo com uma cor diferente assim, acaba que chama a atenção né?
E quando fui ver a receita, já esperando algum corante, era tudo muito natural e fácil de encontrar. E a cor, claro, era toda por conta da beterraba! Você pode estar se perguntando, mas e o sabor? Então, acho que tem uma série de alimentos que a gente consome apenas de forma salgada, mas que combinam muito com sabores doces… Abóbora, cenoura, batata-doce, e claro beterraba, são alguns deles. Então eu estava na expectativa de um sabor marcante, certo? Mas no fim das contas a gente poderia mudar o nome desse sorvete de beterraba para sorvete rosa.
O sabor lembra, muito suavemente, um iogurte mais docinho e menos ácido. Talvez isso aconteça por conta do limão, e eu acabei achando bem refrescante. Um outro sabor que sumiu foi o gengibre, que segundo a autora aparece de forma equilibrada na original. Por aqui eu pulei essa parte mas, se quiser adicionar no seu, a receita abaixo pede por um pedaço de 2cm, batido junto da beterraba. Minha outra mudança foi adaptar para o creme de lata, mais acessível ao longo do país. Mas como sempre: se você tem acesso a creme de leite fresco, ele resulta num sorvete mais cremoso, então é sim uma boa opção de troca.
Por último, a vodka. Não, ela não é necessária. Então se você não gosta, não consome, ou não tem em casa e não vai comprar uma garrafa pra usar uma colher… Tudo bem. Acrescentar uma bebida alcoólica ao sorvete serve para ajudar a impedir a cristalização, o que deixa o sorvete mais cremoso. Mas isso é realmente algo muito sutil e que não vai de forma alguma estragar a experiência.
Sorvete de Beterraba – original aqui
1 beterraba
3/4 xícara de creme de leite sem soro
320ml de leite
1 colher sopa de amido de milho
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher sopa de vodka – opcional
2 colheres sopa de limão
Descasque, pique e processe, ou liquidifique, a beterraba com nenhum, ou quase nenhum líquido. Use uma peneira bem fina ou um pano de fazer queijo (eu uso voal) para espremer essa mistura e tirar todo o suco da beterraba. Meça 100ml de suco para o sorvete.
Se você não quiser um sorvete lisinho pode usar a polpa da beterraba; se quiser o sorvete lisinho use a polpa para misturar num refogado, no arroz, numa panqueca… adiciona cor, sabor e nutrientes, e evita o desperdício.
Junte o creme de leite e o limão, misture com o suco de beterraba e reserve na geladeira.
Misture o amido de milho com o açúcar, o sal e o leite e leve ao fogo baixo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que engrosse um pouco. Retire do fogo e deixe esfriar antes de misturar o creme de beterraba que estava na geladeira. Misture tudo muito bem, até ficar homogêneo e volte para a geladeira por 2h.
Bata a mistura gelada na sorveteira, ou no banho-maria invertido, até que fique cremoso como um sorvete. Se for usar a vodka adicione na mistura antes de começar a bater. Transfira para uma vasilha com tampa e leve ao congelador por pelo menos 4h antes de servir. Se deixar mais tempo (tipo 12h) no congelador, retire pelo menos 30min antes de servir.
—————————-
Em 2015: Discos de chocolate
Um comentário sobre “Sorvete de Beterraba, sem gosto de beterraba?”