Sorvete de Café com ou sem sorveteira

Sorvete de café pra quem já tá encarando o calorão mas não quer abrir mão da dose diária e cafeína. Ou pra quem só adora o sabor de café mesmo…

sorvete de café

Porque olha, o sabor tá presente sim. Quando li a receita fiquei com medo de o sabor do café ficar muito suave, ou até mesmo desaparecer mas não, ele tá lá. Não é exagerado, tipo “estou tomando uma xícara de espresso”, é mais equilibrado mesmo. Mas, na minha cabeça, sorvete de café pede chocolate. Então uma única coisa que eu mudaria é o jeito de servir. Nas fotos servi o sorvete puro, e fica gostoso assim mesmo. Mas ele fica muito mais gostoso servido com pedacinhos de chocolate, ou qualquer confeito de chocolate…

E pra quem veio ler essa receita só por conta do título mencionar a ausência da sorveteira: é isso mesmo. Eu fiz na sorveteira pro vídeo não ficar muito longo, mas dá pra fazer sem ela sim. E o truque da substituição tá descrito direitinho na receita ali embaixo.

Caso você esteja pensando em comprar uma sorveteira, a que eu uso no vídeo é essa aqui.

sorvete de café

E falando em substituição eu troquei o creme de leite fresco por creme de lata sem soro. Fica mais cremoso com o creme fresco? Fica. Tudo fica mais cremoso e rico com creme de leite fresco, então se essa é uma possibilidade pra você, fique a vontade. Mas eu queria testar se era possível com um creme de leite mais acessível. E é sim, então creme fresco caro, ou inexistente na sua cidade, não é desculpa pra não fazer seu próprio sorvete. (imagina um sorrisão no meu rosto nesse momento)

A outra mudança é apenas uma sugestão da autora da receita original que eu reproduzo aqui. Se não tiver café instantâneo, e não quer comprar só pra essa receita, dá pra substituir. No lugar de 1 1/4 xícara de leite use apenas 1 xícara de leite e 1/4 de xícara de café bem forte. Vale espresso e vale coado forte. Substituições anotadas, agora é só garantir o primeiro sorvete da temporada!

Sorvete de Café – original aqui

1 1/4 xícara de leite
3/4 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher sopa de café instantâneo
3 gemas
1 xícara de creme de leite sem soro
1 colher chá de essência de baunilha – opcional

Misture as gemas com o açúcar, o café, o sal e o leite, até dissolver bem. Leve ao fogo baixo e cozinhe até que forme um creme, tipo um mingau. Retire do fogo e passe por uma peneira para prevenir qualquer grumo. Cubra com plástico, encostando no creme, e leve pra geladeira por pelo menos 4h, ou até gelar bem.

Com o creme já gelado, misture nele o creme de leite e a baunilha (se for o caso), até ficar homogêneo.

Método com sorveteira: Transfira para um sorveteira e bata até formar o sorvete. Transfira para uma vasilha, tampe e leve ao congelador por mais umas 2h antes de servir.

Método sem sorveteira: Prepare um banho-maria invertido. Escolha duas vasilhas de tamanhos diferentes, a menor deve ser grande o suficiente para caber o creme de café com bastante folga, mas pequena o suficiente para caber na maior com alguma folga também. Preencha a vasilha maior até quase a metade com água gelada e cubos de gelo. Coloque a vasilha menor nesse banho, transfira o creme de café para ela, e bata com uma batedeira de mão ou um fouet. Tenha cuidado para não cair água no sorvete, e bata até o creme ficar areado, mais firme e bem gelado. Daí é só transferir para uma vasilha com tampa, ou tampar a que foi usada, e levar pro congelador por mais umas 2h antes de servir seu sorvete de café.

——————————–
Em 2014: Suco de abacaxi com capim limão
Em 2016: Bolo de amêndoas com chocolate