Purê de batata frito que virou petisco

Purê de batata frito, batatinha smile versão preguiçosa ou, se você quiser a tradução literal do nome original, espirais de batata.

purê de batata frito

Então, essa receita é do TasteMade internacional, e sim, o nome é Potato Spirals; ou seja, espirais de batata. Quando eu só li o nome, imaginei algo no estilo do tornado de batata que já apareceu por aqui. Quando fui ver o vídeo que entendi que se tratava de uma batata smile mais sofisticada.

Sabe aquela batata frita, vendida congelada e em pacotões, que tem o formato de um emoji? Isso é uma batata smile.

É claro que eu fiquei tentada a transformar um purê de batata em uma espiral frita e crocante. E se você reparou na foto ali em cima, é bem óbvio que eu falhei miseravelmente. Mas eu vou colocar parte da culpa no meu medo de gordura quente… E vou aproveitar pra te ensinar um jeito de fazer essa receita sem ficar queimando a mão tentando fazer espirais. Porque a receita continua sendo uma delícia, independente do formato conseguido.

Eu preferi fazer porções pequenas pra maximizar o efeito pipoca, que é quando você come um atrás do outro sem parar. Você pode fazer maiores, tipo um chips dos anos 90, ou pode sim fazer as espirais. Na receita abaixo tem um jeito que eu dei pra conseguir as espirais; mas que, pra ser sincera, achei bem pouco prático.

Por último, uma dica: é sempre melhor não adicionar muita água nas suas batatas. Então é melhor assar do que cozinhar no vapor, e é sempre melhor cozinhar no vapor do que na água. Se for assar, asse a batata inteira e descasque e pique depois que ela esfriar. E se puder, escolha batatas Asterix, aquelas com casca rosa. Mas não se preocupe se não encontrar esse tipo. As que eu usei foram inglesas e deu tudo certo.

purê de batata frito

Purê de batata frito – original aqui

1 3/4 xícara de batata em cubinhos
1 ovo
2 colheres sopa de amido de milho*
2 colheres sopa de parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
1-3 colheres sopa de leite

*vale usar amido de milho ou fécula, de batata ou de mandioca

Cozinhe as batatas no vapor, ou asse com elas cobertas com papel alumínio. Amasse as batatas até conseguir uma massa com liga. Acrescente os demais ingredientes, menos o leite e misture bem. Vá adicionando o leite aos poucos, apenas apara acertar o ponto; que é parecendo um creme. Transfira a massa para um saco de confeiteiro, ou uma sacola com uma quina cortada.

Aqueça uma panela com cerca de 2 dedos de óleo e frite pequenas porções de massa.

Para fazer as espirais da receita original: unte muito bem uma bandeja/assadeira e faça as espirais nela; leve para o congelador por cerca de 2h pelo menos. Quando as espirais estiverem totalmente congeladas frite normalmente. Tome especial cuidado na hora de fritar, já que vai espirrar bem mais quando feito dessa forma.

purê de batata frito

——————————
Em 2015: Sorvete de banana assada
Em 2016: Trilogia cerejística