Tortinha de Kraken para o #cozinhadebruxa
Tortinha de kraken que na verdade é um almoço simples com uma apresentação em homenagem ao monstro dos mares!
Essa receita foi inspirada em uma tortinha de caranguejo com calamar, que é uma mini lula, mas essa inspiração acabou ficando apenas no visual. Bem na meiúca de Minas não é muito comum comer lula, caranguejo, siri… E pessoal aqui em casa também não é muito fã… Então eu queria achar um jeito de representar os tentáculos da mini lula, ou do kraken no caso, sem usar o animal em si.
Lembrei das mentiras que a gente come fritas, e fiz uma massa simples, colorida e modelada como tentáculos e depois frita. E o resultado é tão gostoso que vale sozinho! O topo de torta que usei pra tampar o refogado servido no potinho é uma massa de torta bem fácil e modelável também. E que pode ser qualquer massa de torta que você resolver usar.
E claro, o ensopado em si. Ele não foi o meu foco nessa receita justamente porque essa ideia serve pra qualquer prato que você quiser servir. Vale um estrogonofe, vale sopa, vale creme de milho, vale ensopado de qualquer carne com vegetais, vale ensopado só de vegetais… Qualquer coisa que você acha que ficaria gostosa com um pedacinho de massa de torta vale aqui.
Eu fiquei com um ensopado básico que faz sucesso aqui em casa: pernil com batata doce. Eu não coloquei ele na receita, mas deixo aqui um resumão . Se você não quiser saber como eu fiz, pode pular o próximo parágrafo e ir direto pra receita dar tortinhas! Ah, e o ensopado tá todo sem medida porque nada precisa ser exato!
Em uma panela com gordura o suficiente pra só untar o fundo de uma panela doure pedacinhos de pernil. Quando eles estiverem dourados de todos os lado junte sal, curry e pimenta do reino, a gosto. Misture bem e adicione batata doce cortada em cubinhos do mesmo tamanho dos pedaços de carne. Adicione água quente apenas o suficiente para cobrir tudo e deixe cozinhando. Experimente para ver se tanto a carne quanto a batata estão cozidas e se não estiverem adicione mais um pouco de água até que tudo esteja no ponto. Acerte o sal e pronto.
Tortinhas de Kraken – inspiradas aqui
Topo de Torta
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
25g de manteiga gelada
1/2 colher chá de fermento em pó
1 gema
cerca de 1/4 de xícara de água gelada
Junte a farinha, o sal e o fermento e misture. Acrescente a manteiga picada em pedaços grosseiros e vá amassando tudo junto com um garfo até conseguir uma farofa. Acrescente a gema e vá misturando enquanto começa a acrescentar a água. Vá adicionando a água aos poucos e misturando até conseguir uma massa coesa. Deixe em uma vasilha tampada descansando por 30min.
Passado o tempo de descanso abra a massa com 2-3mm de espessura. Corte tiras finas, com pouco menos de 0,5cm e trance as tiras como num topo de torta: alinhe várias uma do lado da outra com um pequeno espaço entre elas. Depois vá passando uma tira transversal, por baixo de uma e por cima da tira seguinte. Repita com todas as tiras formando um quadrado trançado. Corte discos desse trançado, do tamanho das vasilhas onde for servir. As aparas podem virar novas tiras e novos topos de torta. Transfira tudo para uma assadeira polvilhada com farinha e então para o congelador por 15min. Se quiser pincele com uma gema, ou ignore essa parte, e leve para o forno a 200C até dourar.
Tentáculos
6 colheres sopa de farinha de trigo
4 colheres sopa de água
1 pitada de sal
1/2 colher chá de fermento em pó
corantes azul e lilás
Misture a farinha com o sal e o fermento. Acrescente um punhado de corante e comece a adicionar a água. Adicione toda a água. A massa vai ficar pegajosa; amasse ate ela fica lisa. Então deixe em uma vasilha tampada por pelo menos uns 20min. Corte a massa em 8 pedaços e trabalhe com um de cada vez, deixando os outros tampados para não ressecarem.
Faça um cordão grande com a massa, e vá afinando esse cordão e cortando até conseguir 8 pedaços com cerca de 10cm de comprimento. Junte as pontas dos 8 pedaços e logo em seguida frite por imersão em óleo. Repita o processo com os outros pedaços de massa. Não tem problema se os cordões se soltarem durante a fritura.
Montagem
Sirva o ensopado escolhido nas vasilhas e cubra cada uma com um topo de torta. Encaixe um conjunto de tentáculos fritos debaixo do topo de torta, deixando as pontas soltas para fora, como se um kraken quisesse fugir da vasilha. Sirva em seguida.
——————————-
Em 2014: Guacamole
Em 2015: Monstro Espaguete
Em 2016: Pão Abóbora
Em 2019: Fantasmas na Cobertura