Pasta Americana caseira versão fantasma

Pasta americana é um ingrediente meio controverso pra muita gente, mas aqui eu testei uma versão caseira e te conto porque acabei gostando!

pasta americana fantasma

Mas primeiro, um contexto rápido: eu não gosto de pasta americana. Acho a textura seca demais, o sabor doce demais, e normalmente acho que ela rouba toda a atenção do bolo. Mas tem algumas decorações pras quais eu ainda não achei uma substituição pra pasta americana. Foi quando resolvi testar uma receita caseira.

A receita em si não tem nenhuma dificuldade; é hidratar a gelatina, misturar tudo e ir tacando açúcar até conseguir o ponto. O difícil é descobrir qual é esse ponto… Então já vai a primeira dica: melhor uma pasta meio mole que você pode firmar com mais açúcar depois do que uma quebradiça que levou açúcar demais. E por isso a segunda dica: faça com antecedência pra poder ir testando esses pontos sem ficar na correria. Se puder só fazer a pasta sem realmente precisar dela, só pra ver como é, melhor ainda.

Mas uma coisa que eu não gosto muito continua: a base ainda é açúcar de confeiteiro, então é sim uma massa muito doce! E aí o jeito é trabalhar em volta dela. Por isso o recheio desses bolinhos fantasmas é um curd de limão. Achei que a acidez poderia equilibrar um pouco os sabores. E funcionou mesmo. É claro que dá pra ignorar toda a parte do bolo e do recheio na receita abaixo e fazer só a pasta americana!

E pra quem tiver essa dúvida: a nossa pasta americana é o que em inglês se chama fondant. Aqui no Brasil o fondant é outro tipo de cobertura…

pasta americana fantasma

Bolinhos fantasmas

Bolo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
2 ovos
1 xícara de leite

Misture a farinha com o açúcar e o fermento. Misturando delicadamente vá acrescentando o óleo, os ovos e o leite. Quando a massa estiver homogênea divida entre 18 forminhas de silicone para cupcake ou forminhas de papel untadas. Asse a 180C até que eles comecem a dourar. Deixe que esfriem totalmente antes de desenformar e montar os fantasmas.

Curd
50ml de suco de limão
raspas de 1 limão
1/2 xícara de açúcar refinado
50g de manteiga
2 ovos
Corante vermelho – opcional

Junte o suco do limão com as raspas, o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio para que tudo derreta e se misture. Em uma vasilha separada bata os ovos apenas para que fiquem homogêneos. Quando a mistura de limão estiver quente desligue o fogo e comece a temperar os ovos com ela; pra isso mexa os ovos constantemente com um fouet ou garfo e vá adicionando colheradas da mistura quente, uma de cada vez. Quando a mistura de ovos estiver morna acrescente ela na mistura de limão, na panela. Ligue o fogo baixo e mexa constantemente enquanto o curd cozinha. O ponto é quando você mergulhar uma colher no curd e ao retira-la ele cobrir as costas dela. Deixe esfriar totalmente antes de usar, ou faça com até 1 semana de antecedência e conserve na geladeira.

Pasta Americana – original aqui
1 colher chá de gelatina em pó sem sabor
2 colheres sopa de água gelada
1/2 xícara de glucose
1 colher sopa de manteiga
1 colheres chá de óleo vegetal
4 xícaras de açúcar de confeiteiro

Misture a gelatina na água gelada e deixe descansar por 5min para hidratar. Então leve ao banho-maria junto com a glucose, a manteiga e o óleo até tudo derreter e formar uma mistura homogênea. Retire do calor e comece a misturar o açúcar de confeiteiro aos poucos. Vá adicionando o açúcar e sovando a massa formada até formar uma massa modelável, macia mas não mole. Use imediatamente ou cubra totalmente com plástico, sem ar encostando nele, e guarde na geladeira por até 2 semanas.
Na dúvida sobre a quantidade de açúcar eu sempre prefiro deixar mais macio do que mais firme já que é mais fácil adicionar mais açúcar depois e é impossível retirar açúcar da massa.

Montagem – inspirada aqui
Desenforme os bolinhos e corte o topo deles, fazendo uma cavidade. Salve os topos retirados pra tampar esse buraco depois. Recheie cada bolinho com uma colherada de curd. Corte o miolo dos topos que foram retirados e use a tampa para (exatamente isso) tampar o recheio. Deixe os bolinhos na geladeira por 30min para que as partes de grudem; vira todos de cabeça pra baixo e cubra com uma camada fina de curd. Ela vai ajudar a pasta americana a se grudar no bolo.

Polvilhe uma superfície lisa com açúcar de confeiteiro e abra metade da pasta sobre ele até que ele tenha cerca de 3mm de espessura. Corte discos pouco maiores que os bolinhos. As aparas de pasta podem ser reaproveitadas para novos discos. Cubra cada bolinho com um disco, ajeitando para que as bordas fiquem ligeiramente drapeadas. Volte tudo para a geladeira para que a pasta americana firme. Antes de servir faça os olhos e as bocas com um corante preto e um palito de churrasco, ou uma caneta comestível.

pasta americana fantasma

——————————
Em 2015: Red Velvet Sangrento
Em 2016: Bolo Teia de Aranha
Em 2018: Poções Mágicas