Bolinhos de Ricota com Ervilhas

Bolinhos fritos de ricota com ervilhas com muita cara de petisco de verão, pra servir junto de uma bebida gelada!

bolinhos de ricota

Uma opção sem carne, que pudesse ser um petisco ou parte de um almoço e, claro, que fosse gostoso. Era isso que eu tava procurando quando encontrei esses bolinhos no Gourmet Traveller. E a receita tava tão redondinha que as eu fiz apenas 2 alterações, uma totalmente desnecessária.

A necessária é a mais simples: eu troquei o limão siciliano pelo capeta. É a velha regra do Cozinha de não comprar ingrediente difícil de achar (e muitas vezes caro) sendo que eu tenho em casa algo que dá pra usar em vez dele. Qualquer limão pode ser usado aqui, e se você só tiver laranja rola também. A mudança desnecessária foi que eu aumentei as ervilhas em 50%. A receita pedia 200g e eu usei 300g. Não precisava. Com 200g já ficaria ótimo. Mas com 300g não ficou ruim, então se você ama ervilhas use as 300g. Se não faz tanta diferença ou você só tem 200g, tá legal também.

E falando nas ervilhas: eu prefiro a textura das congeladas, principalmente pra pratos que ainda serão fritos/assados/cozidos. Mas eu duvido muito que esses bolinhos deem errado se você usar a versão enlatada. Fica só a dica de sempre lavar e escorrer bem as enlatadas antes de usar.

bolinhos de ricota

Bolinhos de Ricota com Ervilhas – original aqui

400g de ricota fresca
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
200g ou 300g de ervilhas congeladas*
1/4 xícara de folhas de hortelã – mede apertando elas na xícara
raspas de 1 limão

*mais sobre as ervilhas no texto acima

Em uma vasilha grande desfie a ricota com um garfo até ela desmanchar toda. Pode passar no processador se quiser, mas eu gosto da textura que ela fica quando os pedaços estão mais ou menos do tamanho das ervilhas.
Em outra vasilha bata os ovos apenas até que fiquem homogêneos e então junte com a ricota; Adicione também as rapas de limão e as folhas de hortelã já picadas e misture tudo bem. Adicione a farinha o fermento e misture até formar uma massa. Por último junte as ervilhas, já descongeladas, e misture até elas ficarem espalhadas pela massa.

Aqueça uma panela com óleo e vá fritando colheradas da massa. Comece com apenas um ou dois bolinhos e veja se eles fritam direito. Se ficarem crus por dentro experimente baixar o fogo ou diminuir o tamanho do bolinho. Assim que eles dourarem retire o óleo e deixe escorrer sobre uma peneira e metal ou papel toalha. Sirva com gomos de limão.

——————————
Em 2014: Geleia de Pimenta
Em 2015: Amor em Pedaços
Em 2016: Mojito de Melancia
Em 2019: Bolo de Brigadeiro Branco