Trufas de chocolate branco caramelizado
Trufas de chocolate branco caramelizado com cobertura crocante de café e toda uma sequência de erros até chegar nesses docinhos.
Tá, um resumo do que é a receita antes de eu começar a história: essas trufas de chocolate branco caramelizado tem aquela textura macia e firme típica de uma trufa caseira, um sabor suave de caramelo, e uma cobertura crocante e meio amarga com gostinho de café que equilibra a doçura da trufa. Agora, minha série de erros…
A ideia original era fazer “medalhões de chocolate caramelizado” inspirados nos que eu vi no Now Forager. É basicamente um disco de chocolate que, antes de secar, a gente enfeita com alguma coisa. A ideia era enfeitar os discos de chocolate com a tal farofa de café e pedacinhos de cranberries e damasco. O grande “tchan” dessa receita é que o chocolate é chocolate branco caramelizado. Que dá pra comprar pronto mas também dá pra fazer em casa.
Inclusive eu já fiz, e deu certo, pra usar nesse sorvete.
Mas caramelizar o chocolate branco é ficar ali no limiar de queimar o trem. E foi justamente o que aconteceu comigo. Ele ficou caramelizado, com um sabor e um aroma deliciosos… E uma textura toda granulada terrível. Tentei banho-maria pra ver se ele derretia mas nada. Pra salvar o chocolate de virar lixo resolvi misturar um pouco de creme. É claro que o chocolate não dissolveu magicamente no creme, então resolvi usar o mixer e finalmente consegui um creme liso, e bem gostoso.
Beleza, se consegui o creme achei que dava pra fazer uma sobremesa diferente: eu podia juntar esse creme com a farofinha de café (que já tava no forno), fazendo camadas de cada um em copinhos e servir assim. Só que a “jênia” resolveu deixar esse creme na geladeira até a farofa ficar pronta. E claro que o trem ficou duro igual uma pedra. Virou foi trufa.
Boa! Resolvi fazer trufas. E a farofa que tinha ficado muito boa também? Triturei bem mais do que seria preciso pra receita original e ela virou a cobertura das trufas. Ufa, agora sim…
O que eu aprendi com tudo isso? Primeiro que quando lidando com um ingrediente delicado como chocolate branco é bom focar só nele e não em trocentas outras coisas ao mesmo tempo. Segundo que não é porque uma receita deu errado que não dá pra conseguir alguma coisa legal dali. Eu adorei essas trufas e elas acabaram rapidinho aqui em casa. O lance é pensar nas experiências que você já teve na cozinha e tentar imaginar jeitos diferentes de usar aqueles ingredientes!
PS: eu acho que não deixei isso claro no texto, mas você não precisa queimar seu chocolate pra fazer essas trufas!
Trufas de chocolate branco caramelizado
250g de chocolate branco
1/3 xícara de creme de leite – qualquer um
5 colheres sopa de farinha de trigo
1/2 colher chá de amido de milho
2 1/2 colher sopa de açúcar
1/2 colher chá de café instantâneo
3 colheres sopa de chocolate em pó 50%
1/4 colher chá de sal
35g de manteiga derretida
Pique o chocolate em pedaços pequenos e espalhe sobre uma assadeira forrada com um tapete de silicone. Leve ao forno a 180C e a cada 10min retire a assadeira e misture o chocolate. Quando o chocolate estiver dourado e com sabor de caramelo retire do forno e retire da assadeira. (caso seu chocolate queime não preocupe e leia o texto acima)
Misture o chocolate com o creme de leite; caso o chocolate tenha ficado granulado apenas bata com o mixer ou liquidificador para deixar tudo homogêneo. Deixe esfriar até ficar firme o bastante para fazer bolinhas, faça as bolotas que não precisam ser super certinhas e leve para a geladeira para que firmem.
Misture os demais ingredientes formando uma farofa muito úmida. Esfarele sobre uma assadeira e leve ao forno, a 180C, por 15-20min, até a massa assar e ficar firme. Deixe esfriar e então triture grosseiramente. Quando as trufas estiverem firmes cubra com essa farofa e sirva.
—————————-
Em 2017: Cantuccini de amêndoas
Em 2019: Tequila Manhattan