Fudge de Kahlua e temperado
Fudge de Kahlua pra lembrar que nem só de brigadeiro vivem os docinhos de chocolate. E pra lembrar que sempre dá pra colocar tempero nas receitas!
Certo, o que é esse tal fudge? Aqui em casa eu falo que ele é filhote de brigadeiro com trufa e acho bom fazer algumas definições básicas. Lembrando que nada disso é lei, apenas convenções. E como toda boa convenção as vezes dá pra ignorar, as vezes não funciona, e as vezes aí onde você mora funciona diferente. Então tá: Brigadeiro é leite condensado cozido com chocolate em pó e manteiga. Trufa* é chocolate em barra derretido e misturado com creme de leite. Fudge é chocolate derretido misturado com leite condensado, não cozido. Tudo parecido, tudo meio parente, mas com texturas distintas. Enquanto o brigadeiro é bem cremoso e a trufa pode ser bem firme e densa, o fudge é firme mas leve.
*isso vive me dando trabalho no youtube então vou deixar o disclaimer aqui: o que a Cacau Show vende é bombom de trufa. Trufa é (ou dizem que é) o recheio daquela casquinha de chocolate
E esse fudge de kahlua além da delícia que é a mistura de chocolate e leite condensado ainda tem café, kahlua e canela. Sim, vários sabores que juntos dão um ar de “temperado” não identificado. Sabe quando você percebe que tem mais sabores ali mas não consegue identificar direito o que é? É isso que acontece aqui! Mas claro que dá pra ignorar a canela caso você não goste, ou pra aumentar caso você ame. Dá também pra ignorar o café instantâneo se esse não é um ingrediente que você costuma ter em casa. Agora o kahlua…
O grande tchan do fudge de kahlua é o kahlua, como seria de se imaginar. Mas eu mesma nunca vi uma garrafa desse licor na vida. O que eu faço é usar a versão caseira, que já ganhou post aqui no Cozinha. Mas, se rum não é um ingrediente acessível aí, dá pra usar café forte e bem doce. Não vai ficar igual mas vai ficar gostoso também. Ah sim, por último uma dica que eu fiquei feliz de ter lido: pode ser que tenha uma hora na receita que vai parecer que vai dar tudo errado e a textura vai ficar estranha. Tá tudo bem, segue os passos que depois de tudo junto a textura se acerta e as coisas entram no eixo. É o famoso “parece que vai dar ruim mas dá bom”.
Fudge de Kahlua – original aqui
500g de chocolate meio amargo
1 colher chá de café instantâneo
1 lata de leite condensado (395g)
45g de manteiga
2 colheres sopa de kahlua – receita aqui
1/4 colher chá de sal
1/4 colher chá de canela
Prepare uma vasilha quadrada com 20x20cm forrando o fundo e as laterais com papel manteiga. Eu gosto de deixar as laterais do papel mais altas que a vasilha pra facilitar na hora de retirar; é só puxar o papel que tá sobrando e sai tudo direitinho.
Em banho-maria derreta o chocolate junto com o café instantâneo. Quando eles estiverem totalmente derretidos desligue o fogo mas não retire a vasilha do calor do vapor. Então junte os demais ingredientes e misture até que todos estejam totalmente incorporados no chocolate. Espalhe sobre a vasilha preparada e alise bem. Se quiser enfeite com granulado ou algum confeito e leve para a geladeira por pelo menos 12h. Corte em pedaços e sirva em seguida, ou mantenha na geladeira até a hora de servir.
—————————-
Em 2017: Bolo de Laranja de Liquidificador
Em 2019: Tequila Sunrise