Quiabo empanado em versão petisco – #cozinhajunina
Quiabo empanado, picado pequenininho pra garantir um efeito pipoca com sabores caipiras pra comemorar essa festa junina caseira.
Essa receita é daquelas que são tão simples que eu fico me perguntando como eu não pensei nisso antes de ver a receita original. É apenas quiabo, empanado e frito. Não tem segredo. Tá, na verdade tem dicas pra deixar mais gostoso, mas segreeedo não tem. Então eu vou gastar mais tempo desse texto num tema importante:
Se você tem preconceito com quiabo por conta da baba saiba que isso tem soluções várias e simples. Aqui a gente sempre faz quiabo ensopado com frango e ele nunca baba. E isso é bem simples: o que forma a baba é o contato do miolo do quiabo com água. Ou seja, se você realmente tem ojeriza a baba é só focar primeiro nos preparos mais secos, por exemplo assando o bendito. Corta o quiabo no meio, tempera um monte com azeite e o que você quiser e assa até dourar as pontinhas. Ou corta em pedaços de uns 4-5cm, enrola no bacon e assa. Uma delícia!
Se você quer o quiabo ensopado que não baba: o que a gente faz aqui em casa é picar o quiabo (bem seco) e fritar por imersão, rapidinho só pra secar o miolo dele. Depois que o ensopado tá pronto, junte o quiabo logo antes de desligar e servir.
Ou você pode fazer o quiabo empanado de hoje! Na hora de empanar é verdade que o quiabo entra em contato com um líquido, o buttermilk. Mas a farinha de antes ajuda a “vedar” o miolo e ele acaba não babando. Pra quem animou de fazer ficam duas lembranças. Primeiro que o buttermilk pode ser feito em casa, basta misturar 1 xícara de leite com 1 colher sopa de limão, qualquer limão. Segundo que os temperos são apenas sugestões, dá pra usar os que você tiver em casa e gostar de usar. Na verdade, o buttermilk tb é uma sugestão. Se você preferir usar um ovo batido vai ficar diferente mas também vai dar certo. Última dica: depois de fritar os primeiros vê se os temperos tão bons, se precisa de mais sal…esses detalhes que garantem um petisco delicioso!
Tá, não é dica então pode entrar depois da última dica: eu não testei ainda mas quero muito: um pouco de queijo ralado junto da mistura de farinha e fubá. Costuma espirrar um pouco mais na hora de fritar mas queijo no empanado é sempre bom.
Quiabo empanado – original aqui
500g de quiabo
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá
1/2 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
1/4 colher chá de pimenta do reino
1/2 colher chá de páprica
1/2 colher chá de mostarda em pó
1 xícara de buttermilk
óleo pra fritar
Lave e seque muito bem os quiabos. Corte em pedaços de 1-2cm descartando os cabinhos e as pontas se elas estiverem muito duras. Misture com os quiabos as duas colheres de farinha até que todos os pedaços estejam cobertos. Reserve.
Em outra vasilha misture a xícara de farinha com o fubá, o fermento e os temperos. Par empanar o quiabo passe os pedaços cobertos de farinha primeiro no buttermilk e depois na mistura seca. Em seguida frite por imersão em óleo quente.
Você pode preparar todos os pedaços e então começar a fritar, mas eu gosto de ir fazendo de pouco em pouco. Depois de fritar, deixe escorrer em uma peneira de metal ou num prato com papel toalha. Sirva em seguida.
———————————–
Um comentário sobre “Quiabo empanado em versão petisco – #cozinhajunina”