Bolo de chocolate texano, mas com amendoim

Bolo de chocolate texano, ou bolo lençol texano, ou texas sheet cake, mas feito com amendoim no lugar das nozes.

bolo de chocolate texano

Então tá, o tal texas sheet cake é um bolo de chocolate muito comum no Texas. Ele é feito em uma assadeira grande demais pra ficar fininho, daí o nome sheet (lençol). E é finalizado com uma camada generosa de cobertura de açúcar com chocolate e nozes picadas. E é uma receita bem diferente dos bolos que a gente costuma fazer por aqui. Pra mim ficou a impressão de uma receita tipicamente americana.

O que não quer dizer que é ruim! É que os bolos americanos costumam ter muito mais gordura que os nossos, e as coberturas muito mais açúcar. E esse tem os dois. Então assim, não é um bolo que você vai comer um pedação. Motivo pelo qual eu escolhi a versão do Humming Bird High pra testar: é uma receita pequena que rende apenas um tabuleiro de 22x33cm. Só que foi aí que começaram os meus problemas.

bolo errado
versão que deu errado

No texto da receita ela deixa muito explícito, repetindo várias vezes, que a gente precisa colocar a cobertura super quente em cima do bolo recém tirado do forno. Cobertura quente no bolo quente. Eu fiz isso. E o bolo sugou toda a cobertura virando um bolo afogado. Ficou uma delícia, mas meio que deu mega errado né?

Fui estudar a receita, ver outras versões e comentários e todas pedem os mesmos ingredientes. Todas tem quase o mesmo modo de preparo. A única variação é que algumas pessoas indicam a cobertura quente em cima do bolo quente, e outras pessoas não mencionam isso. E tem muitos comentários em diferentes sites de pessoas contando que o bolo sugou toda a cobertura. Então eu resolvi testar de novo, dessa vez deixando os dois esfriarem antes de juntar tudo. E acabei gostando muito mais do resultado! A cobertura fria fica cremosa e não escorre pelas laterais do bolo e nem se infiltra nele. E ficou igual as fotos das outras versões que vi.

bolo de chocolate texano

A única diferença no resultado do meu bolo de chocolate texano pra receita original que testei é que ela fala que a cobertura fica crocante e a minha não ficou exatamente assim. Quando se fala em cobertura quebradiça eu imagino algo tipo a nossa cobertura de açúcar e limão, sabe? Mas essa tem bastante manteiga então acho meio inviável ela ficar quebradiça assim. O que acontece é que ela fica cremosa mas com uma casquinha sequinha por cima. Uma delícia no fim das contas.

Ah sim, e claro eu troquei as nozes por amendoim. A ideia era aproveitar o amendoim que sobrou das receitas do CozinhaJunina. Também é legal que o amendoim é bem mais em conta que as nozes por aqui. Mas acho que qualquer castanha que você ache que combina com chocolate vai funcionar bem nesse caso.

bolo chocolate texano

Bolo de Chocolate Texano – original aqui

1 xícara de farinha trigo
1 xícara de açúcar refinado
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de bicarbonato
100g de manteiga
4 colheres sopa de cacau
1/2 xícara de água
1/4 xícara de buttermilk
1 ovo

Ligue o forno a 200C pra ir aquecendo e unte uma assadeira de 22x33cm.
Em uma panela pequena derreta a manteiga junto com a água e o cacau. Enquanto isso, misture em uma vasilha a farinha, o açúcar, o sal e o bicarbonato. E em outra vasilha bata o ovo com o buttermilk.
Depois que a mistura de manteiga começar a ferver desligue. Junte a mistura de ovo nos ingredientes secos e, misturando, junte também a manteiga. Misture apenas até a massa ficar homogênea e transfira para a assadeira. Leve para o forno por 15-20min, ou até assar completamente. Retire do forno e deixe o bolo esfriar antes de fazer a cobertura.

100g de manteiga
2 colheres sopa de cacau
1/4 xícara de leite
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3/4 xícara de amendoim picado

Em uma panela derreta a manteiga. Junte o cacau e o leite e misture pra dissolver o cacau. Quando ferver, desligue o fogo e junte o açúcar misturando até ele dissolver. Se ele não dissolver completamente e ficarem uns grumos é só passar por uma peneira. Então misture o amendoim e espere a cobertura esfriar e ficar cremosa antes de usar.
De vez em quando é bom misturar um pouco porque ela começa a cristalizar. Quando ela não estiver mais líquida é só espalhar sobre o bolo e esperar uma meia hora pra ela secar e servir.

—————————–
Em 2017: Masala Chai