Marshmallow de vinho e com mel

Marshmallow de vinho com mel, porque a melhor parte de um marshmallow caseiro é poder dar o sabor que a gente quiser!

marshmallow de vinho

Quando vi a versão original desse marshmallow achei bem fofa, ela é uma base neutra de marshmallow com o topo marmorizado com o marshmallow de vinho. Mas fiquei pensando se o sabor do vinho não ficaria muito suave. Então resolvi fazer uma versão toda de vinho. Pra isso eu só substitui a água da calda por mais vinho.

E falando nele, a receita original era feita com um Merlot e eu usei um blend que envolvia Cabernet Sauvignon. Mas, sinceramente, o conselho que me sinto confortável dando aqui é: se você “entende de vinhos” vai saber qual prefere usar, se você é como eu não vai sentir muita diferença entre um ou outro. O quanto eu sei? Nada. A única regra que eu sigo é: se é bom pra beber eu uso pra cozinhar se não é eu taco açúcar e faço vinho quente ou sangria. E o sabor do dele não ficou mega forte, é mais uma acidez que a gente reconhece…

Voltando ao marshmallow de vinho. Eu mudei outro ingrediente básico: a glucose virou mel. E o que isso faz na receita é dar mais sabor pra ela e alterar radicalmente a cor. Se a versão original ficou num roxo lindo do vinho, a minha ficou cinza quando comecei a bater tudo junto. Depois de secar os marshmallows ficaram num tom pálido de creme que sumiu por baixo do açúcar de confeiteiro. Mas se você fizer questão de uma receita colorida é só adicionar um pouquinho de corante na hora de bater tudo que dá certo. E claro, se quiser fazer com glucose no lugar do mel também pode. As medidas são as mesmas e o modo de preparo também.

Por último, depois de prontos: eu guardei os pedaços de marshmallow numa lata por mais de 1 semana e eles duraram bem. Outras coisas que eles fizeram bem foram derreter numa xícara de café e tostar no fogo. Meus dois testes favoritos pra esse tipo de receita.

marshmallow de vinho

Marshmallow de vinho – original aqui

cerca de 1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 xícara de vinho – veja texto acima
1/2 xícara de água
24g de gelatina em pó sem sabor
1 1/2 xícara de açúcar refinado
1 xícara de mel ou glucose
1/4 colher chá de sal

Prepare uma forma de 20x20cm e uns 4-5cm de altura: unte bem e cubra muito bem com parte do açúcar de confeiteiro. Na vasilha da batedeira junte a gelatina com a água e misture pra hidratar toda a gelatina. Deixe descansando por no mínimo 10min, ou até o momento de usar.
E, em uma panela grande e alta, leve o vinho ao fogo até reduzir para uns 3/4 xícara. Essa medida não precisa ser super exata, a gente só quer concentrar o sabor do vinho sem queimar o açúcar. Depois de reduzir o vinho junte  nele o açúcar refinado, o mel e o sal. E deixe cozinhar. Vai espumar bastante por conta do mel, com uma escumadeira ou peneira vá retirando o excesso de espuma. Quando chegar a 115C* desligue o fogo.
Imediatamente ligue a batedeira, com o batedor fouet, com a gelatina hidratada dentro e comece a adicionar a calda em um fio. Não jogue a calda toda de uma vez, mas aos poucos adicione ela toda. E então deixe batendo até a mistura crescer, ficar clara e em ponto de merengue: você puxa o batedor e ela não escorre dele.
Transfira a mistura para a assadeira preparada e cubra com o mais um pouco do açúcar de confeiteiro. Deixe secando, sem tampar, por pelo menos 12h. Eu deixo em uma mesa apenas com uma tela por cima pra proteger.
Depois de seco, solte da vasilha com uma espátula e corte do tamanho desejado. Cubra todos os pedaços com mais açúcar de confeiteiro pra que não grudem. Você pode guardar em uma lata de biscoitos por até 1 semana sem problema.

*pra quem não tem termômetro: esse é o ponto de bala mole, você pode testar colocando um pouquinho da calda num copo com água fria ela forma uma bolinha maleável. Nesse link tem os pontos de açúcar bem explicados, mas por todos os deuses não vá colocar a mão na calda quente como as fotos podem dar a entender!! Só pegue a calda depois de colocar na água fria.

————————
Em 2017: Torta Ratatouille
em 2019: Rum Amanteigado com Chocolate