Pão Espiral de Canela e várias opções de mudança

Pão Espiral de Canela, que pode ser espiral de um monte de coisa e pode até ser só um pão de forma simples!

pão espiral de canela

Eu amo o tipo de receita basicona que aceita um mundo de adaptações e que pode servir de base pra muitas coisas. É o caso desse Pão Espiral de Canela. Ele foi inspirado num pão do A Cozy Kitchen mas eu achei que era uma boa oportunidade pra dividir outras receita que temos feito muito aqui em casa.

Desde o início da pandemia as idas a padaria foram canceladas; e pra não ficar só no pão ultraprocessado do mercado começamos a fazer pão em casa dia sim dia não. E o que a gente mais faz é a massa abaixo. Fizemos muito dividindo essa massa em 12 partes e modelando pequenas bisnagas. E nos últimos meses ele tem virado um pão de forma grandão, que além de gostoso é muito menos trabalhoso. Muitas vezes sequer pincelamos com gema, ele vai pro forno apenas com alguns cortes no topo e fica ótimo!

Mas claro que dá pra brincar muito com os recheios. Eu continuei na inspiração e fiz o clássico de açúcar e canela. E uma fatia desse pão espiral virou umas das torradas mais gostosas que já comi. Mas dá pra fazer recheios mais ricos, como com Nutella, ou mais perfumados acrescentando outras especiarias junto da canela. E claro que dá pra fazer uma versão salgada. Trocar o açúcar por parmesão ralado e algumas ervas frescas é simples e dá um resultado maravilhoso.

pão espiral de canela

Além dessas mudanças algumas na estrutura da massa também são possíveis. Já fiz com azeite e com óleo de girassol e confesso que não vi diferença. Use o óleo vegetal que você preferir. O fermento também pode ser trocado. Eu uso o biológico de pacote mas funciona com o fresco também, eu costumo contar que pra cada medida do seco preciso de 3 do fresco. Então aqui seriam 30g do fresco já que 1 colher dá (cerca de) 10g do seco. Também dá pra usar levain mas confesso que tô tão enferrujada que não tenho ideia da quantidade que seria necessária. Deixo essa dica pra quem tiver mais costume com ele.

Por último, a farinha. Existem farinha especiais pra pães, farinhas tipo (insira aqui o tipo que você já viu), farinhas extras fortes e por aí vai. Se você tem acesso a elas é claro que o pão fica melhor. Mas eu não tenho. E prefiro testar as receitas com os ingredientes mais acessíveis que eu puder. No caso é uma farinha de trigo comum, marca rosa branca. Use a que você tiver disponível e sempre acrescente a água aos poucos, testando o quanto a massa aguenta, e vai dar tudo certo.

PS: não faça como eu e esqueça de enfarinhar a forma. A lateral do pão toda recortada é justamente porque eu esqueci de enfarinhar a forma.

pão espiral

Pão Espiral de Canela

4 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento biológico seco
2 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher chá de sal
2 colheres sopa de óleo vegetal
300 – 350ml de água morna
1 gema pra pincelar

recheio
1 colher sopa de canela
2 colheres sopa de açúcar refinado
2 colheres sopa de açúcar mascavo
3 colheres sopa de manteiga

Misture a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Junte o óleo e comece a adicionar a água morna. A massa deve ficar meio molenga mas num ponto possível de sovar com as mãos, e a quantidade de água vai depender da farinha, então vá adicionando a água aos poucos. Salpique a bancada com farinha e transfira a massa pra ela; sobe até que a massa fique lisa e elástica. Enfarinhe a vasilha e volte a massa pra ela, formando uma bola antes. Cubra e deixe descansar por 20min, apenas pra massa relaxar.

Aproveite pra preparar a forma: uma forma de bolo inglês/pão de forma, untada e enfarinhada. A minha tem uns 35x10cm e é bem alta.

Enfarinhe a bancada e volte a massa pra ela. Com as mãos mesmo forme um quadrado e então comece a abrir a massa num retângulo, usando um rolo. Esse retângulo deve ter a largura da forma que você for usar, e deve ficar longo o bastante pra que a massa fique com cerca de 0,5cm de espessura. Então deixe a massa descansando uns 2minutos; apenas o suficiente pra derreter a manteiga do recheio e misturar os açúcares com a canela.

Pincele a massa com a manteiga e espalhe o açúcar temperado por toda a massa, exceto 2cm de uma das bordas menores. E então comece a enrolar a massa como um rocambole, começando da borda menor que tiver recheio e terminando na que não recebeu recheio. Role esse rocambole na mesa um pouquinho pra acertar a espessura dele todo e pra selar a emenda. Transfira para a forma preparada, pincele com a gema, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho. Isso pode levar uns 45min num dia frio, com menos de 20C.

Passado o tempo de descanso leve pro forno a 200C até dourar. Espere alguns minutos, apenas pra amornar, e retire da forma. O ideal é esperar esfriar totalmente antes de esfriar; eu nunca consigo.

——————————-
Em 2017: Chocolate Quente Espumante