Curry de abobrinha
Curry de abobrinha com ervilhas e muitos temperos para um almoço quentinho, reconfortante e sem nenhum ingrediente de origem animal.
Esse não é um site especializado em receitas veganas, mas volta e meia elas aparecem por aqui. E esse é o caso da receita de hoje. O curry de abobrinha é apenas um refogado muito bem temperado e com base de tomate. Poderia ter ingredientes como manteiga? Poderia, mas não faria muita diferença.
Recentemente tivemos outro curry por aqui, o de grão de bico, naquele texto falo mais sobre o que é um curry. Então quem tiver curiosidade é só conferir o link.
Com essas questões resolvidas, vamos aos detalhes da receita. Eu gostei muito da combinação abobrinha com ervilha, mas dá sim pra acrescentar outras coisas ou substituir. Acho que trocar uma abobrinha por uma berinjela pode ficar muito interessante. Minha dica ficaria mais na parte de como trocar a ervilha; ela é uma boa fonte de proteínas e ajuda a deixar a refeição mais balanceada, então o melhor seria trocar por grão de bico ou algum tipo de feijão. E não faz parte da receita, mas servir com cuscuz no lugar do arroz também fica muito bom!
Já os temperos eu comecei mudando a partir da receita da Olive Magazine. Ignorei a pimenta verde porque páprica já é o bastante pra fazer minha boca arder. Se você adora coisas apimentadas a versão original pede uma pimenta verde, triturada junto da cebola. Outro ingrediente que eu deixei de lado foram as folhas de curry (ou caril) que eu nunca nem vi ao vivo. Eu tenho certeza que elas adicionariam mais sabor ao prato, mas a gente trabalha com o que tem.
Além das coisas retiradas, também foram feitas duas substituições. Primeiro o cominho em pó, que só foi usado porque eu estava sem as sementes. Se você preferir sementes de cominho é só fritar uma colher de sopa delas junto das sementes de mostarda. E claro, na finalização do prato, a erva original é coentro. Pessoal aqui em casa não gosta de coentro então eu sempre troco por salsinha. Na sua casa, conforme o seu gosto.
Dito tudo isso, eu realmente acredito que receitas salgadas como essa são muito mais indicações do que regras. Então provar o tempo todo, e ir adaptando pro gosto de quem for comer é o ideal.
Curry de Abobrinha
Ingredientes
- 1 cebola
- 4 dentes alho
- 4 cm gengibre
- 50 ml água
- 2 colheres sopa óleo vegetal
- 1 colher sopa sementes de mostarda
- 1 colher chá cominho em pó
- 1 colher chá páprica picante
- 1 colher chá cúrcuma (açafrão da terra)
- 1 colher chá gran masala
- sal
- 3 abobrinhas médias em cubos
- 250 ml molho de tomate sem tempero
- 1 1/2 xícara água
- 1 xícara ervilhas congeladas
- salsinha e limão para servir
Instruções
- Pique a cebola e o gengibre em pedaços menores e junte com o alho e os 50ml de água e processe até conseguir um purê.
- Em uma panela grande sobre fogo alto junte o óleo vegetal e as sementes de mostarda. Quando elas começarem a pipocas junte o purê de cebola e misture bem.
- Adicione os temperos e uma pitada boa de sal. Misture tudo formando uma pasta perfumada. Junte a abobrinha picada e misture novamente para cobrir todos os pedaços com o tempero.
- Cubra tudo com o molho de tomate e com a água. (eu uso a água para limpar o recipiente do molho). Baixe o fogo, misture um pouco e deixe a panela semi tampada até a abobrinha cozinhar.
- Junte as ervilhas, misture e deixe cozinhar mais 2min apenas pra que elas aqueçam. Sirva em seguida junto com folhas de salsinha e gomos de limão.
————————–
Em 2016: Massa Folhada (no truque)
Em 2018: Pudim (falso) de Caramelo
Um comentário sobre “Curry de abobrinha”