Salada de Repolho e mais algumas coisinhas
Salada de Repolho que tem muita folha, claro, mas também vários outros sabores e texturas, e mais alguns truques interessantes.
Essa é mais uma da série saladas grandonas, coloridas e que vão bem em refeições festivas ou dias de calor. E é uma receita que tem uma origem interessante: um livro de receitas do Lions Clube daqui da cidade. Na verdade um livro de receita das Domadoras do Lions Clube aqui da cidade. O “Delícias de Forno e Fogão volume 2” é cheio de receitas interessantes, dessas de família mesmo, e essa salada de repolho é uma delas.
E acho que justamente por ser uma receita de família, testada muitas vezes, eu acabei mudando poucas coisas. Nenhuma delas essencial pra receita funcionar, mas sim pra ficar no gosto da família. Então vamos pro detalhes!
A base é repolho cru, mas aqui em casa essa não é a forma mais popular do coitado. Então o truque que minha mãe me ensinou, e que seguimos usando nessa salada é salgar e depois dar um banho de água quente. Isso faz com que os pedaços das folhas murchem um pouco, mas ainda fiquem crocantes e não ganhem o sabor de “repolho cozido”. É um meio termo entre cru e cozido. De novo: não é da receita original e não é necessário fazer isso, principalmente se você gosta muito de repolho cru.
Se você não gosta indico experimentar, faz bastante diferença e talvez ajude até em outros preparos.
Outra mudança pra adaptar pro gosto daqui de casa foi a retirada da cebola. Na receita original vai cebola picadinha e crua. Se você gosta é só misturar tudo junto. Eu ainda quero experimentar bater a cebola num purê e refogar pra tirar um pouco da picância e então misturar no molho. Mas convenhamos que é um passo trabalhoso numa salada que já é mais do que picar tudo junto. Então por hora eu só ignoro ela mesmo.
A última mudança foi o pimentão. Não tem nenhum variedade especificada na receita original, então imagino que seja o verde, que era mais comum nos anos 90. Eu não gosto desse pimentão cru, mas gosto bastante do vermelho e do amarelo. Então pra manter a paleta de cores uso o amarelo. É, meu motivo pra escolha do ingrediente foi a paleta de cores… Isso quer sim dizer que você pode usar o que preferir.
Por último, uma dica. Eu uso a maçã verde porque a acidez combina bem aqui. Dá pra usar outras maçãs, mas eu ainda indico dar preferência pra variedades mais ácidas. Na falta dessa opção minha dica é passar limão nos pedaços de maçã antes de misturar na salada. Assim quando morder a maçã vai vir aquele pico de acidez do limão, funcionando de forma parecida com a maçã verde.
Salada de Repolho
Ingredientes
- 1/4 repolho
- 2 batatas grandes
- 1 lata milho (150g drenado)
- 1 pepino
- 1 maçã verde
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/4 xícara salsinha picada
- 1/3 xícara maionese
- 2 colheres sopa molho inglês
- 1 colher sopa azeite
- sal
- salsinha para finalizar
Instruções
- Fatie o repolho em fatias finas e repique os pedaços mais próximos do miolo para que fiquem pequenos. Misture com uma pitada grande de sal e coloque em uma peneira por pelo menos 30min.
- Descasque as batatas e pique em cubos de até 2cm. Cozinhe em água, sem sal, até que fiquem macias.
- Descarte a água da conserva do milho e lave os grãos. Deixe escorrer em uma peneira.
- Passado o tempo do repolho, aqueça 1litro de água até começar a ferver. Desligue e "lave" o repolho, ainda na peneira, com essa água quente. Isso vai murchar levemente o repolho ainda deixando ele crocante.
- Pique o pimentão, o pepino e a maçã verde em cubinhos e misture. Junte a batata, o repolho, o milho e a salsinha nessa mistura.
- Em outra vasilha misture a maionese com o azeite e o molho inglês. Acerte a acidez pro seu gosto adicionando mais molho ou mais azeite.
- Misture esse molho na salada e só então acerte o sal. Mantenha na geladeira até a hora de servir e, só então, finalize com algumas folhas de salsinha.