Crepe Suzette, versão simplificada

Crepe Suzette pode ser uma receita com cara de elaborada mas com passo a passo bem simples, e com várias opções de substituição!

crepes na frigideira de ferro

E por isso mesmo eu tô chamando essa receita de hoje de versão simplificada. Em teoria o Crepe Suzette é uma massa fininha, recheada e imersa numa calda de laranja e então flambada. Tô falando em teoria porque na realidade a gente encontra um monte de versões! As vezes recheio e calda são a mesma coisa, as vezes não. As vezes a bebida pra flambar é conhaque, as vezes licor de laranja. Essa bebida pode estar no recheio, ou só na finalização. Tem opções servidas com raspas de laranja, e outras com laranja supreme. E claro, tem versões com mexerica, ou toranja…

Enfim, deu pra perceber que não existe uma receita única e considerada “a certa”, né? Então o que eu fiz foi estudar várias dessas versões e criar a minha, um pouco simplificada e adaptada, mas muito gostosa no final das contas. Mas claro que já tô querendo experimentar um Crepe Suzette de Mexerica porque não tem como não ficar gostoso também.

Com meus porquês explicados, vamos aos detalhes dessa receita! Primeiro, as laranjas. Eu usei a laranja bahia laranjona mesmo. Mas qualquer variação que tenha casca perfumada funciona aqui, com exceção da serra d´água. Ela é gostosa por si, mas o suco dela não tem muito sabor, então o resultado pode ser uma sobremesa mais apagadinha.

Ainda nesse ingrediente, a laranja supreme que eu servi com os crepes não é um requisito. Mas como a receita usa as raspas de duas laranjas, e o suco de uma, eu não queria uma laranja sem as raspas dando sopa (e ressecando) na cozinha. Ela virou os gomos limpinhos da supreme. Eu tentei explicar como fazer, na receita abaixo, e espero que não tenha ficado confuso. Mas estou providenciando um vídeo curtinho mostrando como fiz. Assim que estiver disponível trago pra cá!

crepes servidos com gomos de laranja

Agora, outro ingrediente que pode sofrer variações é a bebida. Eu usei um conhaque porque acho que é uma bebida que combina muito com laranja… e porque não tinha licor de laranja em casa. Mas a verdade é que laranja combina com muitas bebidas e eu acho que um crepe suzette mineiro feito com cachaça envelhecida deve ficar muito bom! Você também pode combinar bebidas, algumas receitas usam licor no recheio e conhaque na finalização.

E já que falei da bebida, vamos a parte em que eu decidi não flambar essa sobremesa! OU pelo menos, não flambar do jeito tradicional que a gente vê nos vídeos de chefs. Eu já penei muito pra flambar coisas aqui em casa. E demorei um pouco pra entender porquê. Aquelas chamas altas, lindas, que a gente vê os chefs fazendo, tem como combustível bebidas a 80%. Isso quer dizer, bebidas com teor alcóolico de 80%, conhecidas como High Proof.

Na real, bebidas acima de 50% já podem ser consideradas High Proof, mas pra flambar o ideal é um teor alcóolico maior que isso.

A questão é que não é todo mundo que tem acesso a essas bebidas, seja por conta do preço, seja por conta de não encontrar pra comprar mesmo. Então eu decidi experimentar usar o maçarico pra dar uma tostada. Afinal, o nome flambar vem da palavra francesa pra “chama”, e chama o maçarico tem. Ele pode ser usado como ignição pra chama na frigideira, ou como a chama em si. E foi essa segunda opção que rolou pra mim. A sobremesa continuou ficando gostosa, então considerei que deu certo.

crepe suzette

Mas, se você faz questão de flambar da maneira tradicional, lembre-se de ter cuidado, e veja como fazer:

Esquente bem o conteúdo da frigideira. Sirva em um copo a quantidade de bebida que for usar e retire a garrafa de perto. Eu gosto de deixar um pano úmido por perto pra caso rola algum acidente. Incline a frigideira de forma que a calda forme uma poça na quina dela. Cuidadosamente adicione a bebida ali, retire o copo de perto, e então arraste a frigideira para que o conteúdo dela fique perto da chama do fogão. Incline mais um pouquinho, quase até derramar e quando o líquido pegar fogo, volte a frigideira a posição normal e deixe as chamas queimarem toda a bebida.

Por último, eu usei duas frigideiras nessa receita. Uma antiaderente para fazer os crepes, e uma de ferro para finalizar a receita. A de ferro porque é ela que aguenta o calor da chama do maçarico sem ser danificada. E a antiaderente porque ela é do tamanho que eu queria que os crepes ficassem. Resumindo: dá pra fazer crepes em qualquer frigideira, é só untar bem pra garantir que não grudem. Mas não dá pra flambar (ou maçaricar) em qualquer frigideira. Eu recomendo as de ferro, alumínio ou aço inox, que são materiais que não vão se danificar com a chama.

E acho que é só isso tudo! Se ficou alguma dúvida é só deixar um comentário aqui, ou nas redes sociais do Cozinha. Abaixo da receita tá o vídeo com o passo a passo pra quem preferir assistir:

crepe suzette com gomos de laranja

Crepe Suzette Simplificado

Ingredientes
  

Massa

  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 pitada sal
  • 3 ovos
  • 500 ml leite
  • 30 g manteiga derretida

Recheio / Calda

  • 2 laranjas raspas
  • 1 laranja suco
  • 6 colheres sopa açúcar refinado
  • 75 g manteiga
  • 1 pitada sal

Montagem

  • 1 dose conhaque veja texto acima
  • 1 laranja

Instruções
 

Massa

  • Misture a farinha com o sal. Acrescente os ovos e o leite, aos poucos, misturando até conseguir uma massa homogênea. Não precisa deixar a massa lisa.
  • Acrescente a manteiga, misture apenas para incorporar, e cubra a massa com uma pano (ou uma tampa) e deixe descansar por 30min
  • Passado esse tempo, unte uma frigideira de cerca de 15-18cm com óleo vegetal. Em fogo baixo, coloque cerca de 1/4x de massa e vá girando a frigideira para espalhar a massa sobre todo o fundo dela.
    Quando a massa secar, vire e deixe alguns segundos, apenas até a massa soltar. Transfira para um prato e desligue o fogo.
    Repita o processo com mais ou menos massa, conforme o necessário para que os discos fiquem finos.

Recheio / Calda

  • Junte as raspas das laranjas com o açúcar e massageie com os dedos para espalhar os óleos das raspas por todo o açúcar.
  • Bata a manteiga com o sal, e então com o açúcar perfumado. Vá acrescentando o suco aos poucos, e misturando. O creme vai se separar, mas depois fica homogêneo de novo. Reserve até o momento de montar

Montagem

  • Laranja Supreme:
    Descasque a laranja retirando a parte branca. Corte os gomos, respeitando a divisão da fruta e retirando a membrana entre cada gomo. Reserve na geladeira até a hora de usar.
  • Espalhe um pouco do creme de laranja sobre um crepe, dobre ele ao meio, espalhe mais um pouco do creme e dobre novamente.
    Repita isso com todos os crepes. Não é necessário usar todo o creme.
  • Aqueça uma frigideira de ferro* em fogo alto.
    Coloque alguns crepes recheados nela e deixe o recheio derreter e virar uma calda. Se for pouca calda, acrescente mais do recheio que sobrou.
  • Doure os crepes dos dois lados. Então acrescente um pouco do conhaque e flambe, ou doure com um maçarico.
    CUIDADO NESSA HORA
  • Sirva em seguida, com um pouco da calda e com alguns gomos de laranja

Notas

*mais sobre o material da frigideira no texto acima

 

 

—————————————————————–
Em 2018: Bolo com Farofa de Canela
Em 2021: Gold Rush