Pudim de Queijo e alguns problemas no caminho

Pudim de queijo, super cremoso, sem furinhos, com raspas de limão que deixam tudo mais perfumado…

…e umas rachaduras horríveis graças a uma instrução que eu insisti em seguir, contra todos os meus instintos. É assim que se aprende né?

Certo, tudo começou comigo caçando uma sobremesa diferente e encontrando essa receita de Flan de Queso do Gourmet Traveller. Esse é um site que eu acompanho há muito tempo e cujas receitas costumam dar muito certo e ficarem muito boas! Uma delas é a salada de lentilha com berinjela que virou uma queridinha minha.

Eu nunca tinha feito um flan, mas já fiz muitos pudins, então resolvi experimentar esse. O problema (eu achei) era: flans são assados em formas redondas, rasas e sem furo no meio. E claro que eu só tinha a tradicional forma de pudim de leite, alta e com furo no meio. E claro que eu pensei que seria uma boa oportunidade pra ver se a forma faria muita diferença no processo.

Spoiler: parece que fez.

pudim de queijo

O real problema foi que a receita dizia pra desenformar o pudim de queijo 5 MINUTOS depois de tirar do forno. Eu nunca tinha desenformado pudim quente, mas já que tava testando coisas, me preparei pra fazer assim. Quando tirei o bendito do forno, ele tava firme, ele passou no teste do palito, o topo tava até dourando nas laterais. Mas ao girar a forma ele pareceu que ia quebrar dentro da forma mesmo. E eu tive certeza de que ia precisar esfriar antes de desenformar. Então o que eu fiz?

Isso mesmo, esperei 5 MINUTOS e desenformei. E ele quebrou, claro!

Ficou ruim? Não. Ficou gostoso pra caramba, por isso mesmo tá aqui. E a textura ficou ótima também, cremosa e densa, mas firme, sabe? Deu tudo certo. Menos a parte de desenformar quente. E é por isso que essa receita veio pra cá. Dá sim pra fazer na forma mais tradicional pra gente, mas tem que deixar gelar, e é essa a instrução na receita baixo.

pudim de queijo

Outra mudança, que você pode o não fazer: a baunilha. Eu realmente não senti a menor falta, ela não apareceu nada no resultado final. Mas claro, se você tiver em casa, não custa usar. Já as raspas de limão fazem muita diferença! Eu me surpreendi com como elas combinaram com o cream cheese. Vale limão siciliano (da receita original), vale o tahiti (que eu usei) e vale outras variedades também. Fica um pudim de queijo com sabor de cheesecake de limão, se é que isso faz sentido…rs

Por último o caramelo da forma: eu fiz um caramelo bem clarinho porque achei que um mais dourado poderia brigar com o sabor suave do pudim. Ainda acho isso, então foi essa a instrução que deixei na receita abaixo. Mas se você quiser um caramelo mais escuro isso não atrapalha o resultado final.

flan de queso

 

Pudim de Queijo

Pudim de Queijo

Ingredientes
  

Calda

  • 1 xícara açúcar refinado ou cristal
  • 80 ml água

Pudim

  • 250 g cream cheese
  • 200 g leite condensado
  • 6 ovos
  • 1 1/2 xícara leite
  • 1/2 colher chá essência de baunilha opcional
  • raspas 1 limão

Instruções
 

Calda

  • Junte o açúcar com a água misture pra dissolver e leve ao fogo médio até formar um caramelo claro.
  • Cubra uma forma redonda de furo no meio, com cerca de 23cm de diâmetro, com esse caramelo e reserve.

Pudim

  • Preencha um refratário (onde caiba a forma redonda) com 3 dedos de água. Leve ao forno a 200C e deixe lá aquecendo.
  • Em uma vasilha bata o cream cheese com um fouet para amaciar. Junte o leite condensado, os ovos e o leite, misturando a cada adição. Por último a baunilha e as raspas.
  • Transfira essa massa para a forma caramelizada e leve para assar em banho maria no refratário com água. Asse por cerca de 1h, até o pudim ficar firme.
  • Retire do banho maria e leve para gelar por algumas hora, ou até o dia seguinte.
    Passe o fundo da forma gelada na chama do fogão (fogo baixo) para soltar o caramelo. Passe uma faca sem serra na lateral para garantir que soltou, e vire sobre um prato.

 

———————————————-
EM 2018: Donuts de Macarujá
Em 2021: Olive Martini