Panqueca de fubá com couve

Panqueca de fubá com couve, bem temperada, ideal pra virar petisco mas que faz bonito como almoço também!

panqueca de fubá com couve

Eu confesso, a ideia pra esse post era um Péla Égua, um caldo de fubá com couve que é servido, como diz o nome, pelando de quente! Mas o frio simplesmente me abandonou e eu me vi num dia de calorão e com a couve fazendo aniversário na geladeira. Então comecei a pensar que formatos poderia inventar com essa combinação de sabores e que fossem mais amigáveis pra dias quentes.

Eu não desisti do Péla Égua, e assim que sair eu deixo o link dele aqui.

Lembrei dos Crepes de Fubá que ficaram tão bons na versão salgada quanto na versão doce e decidi tentar uma massa no estilo panqueca americana mas com fubá. E já que ia fazer de fubá, pensei num jeito de fazer sem glúten também. E já que ia ser salgada, dá-lhe tempero, né?

Foi assim que nasceu essa panqueca de fubá com couve na receita abaixo. Mas eu preciso te dizer que essa receita dá pra ser bem mexida, em muitos pontos. Começando pelo amido de milho, ele tá ali pra deixar a massa um pouquinho mais leve. Então vale usar farinha de trigo, polvilho doce, fécula de mandioca, ou farinha de arroz. Cada um vai dar uma panquequinha ligeiramente diferente, mas vai dar certo.

O que eu não sei se dá certo é trocar o fubá mimoso por fubá pré-cozido ou farinha de milho. Confesso que esses são ingredientes com os quais eu quase nunca trabalho, então fica difícil pra mim falar deles sem ter testado antes.

mini panquecas

Outra mudança possível é não usar a couve crua. O tempo das panquecas na frigideira é muito pouquinho então a couve crua na massa continue quase crua na panqueca pronta. Eu gosto dela assim. Gosto da textura, do gosto… Mas se não é o seu caso, vale sim refogar a couve rapidinho antes de acrescentar na massa. Um fio de óleo e uma pitada de sal e 1 minuto na panela pra não murchar demais. Descarte qualquer líquido que possa ter se formado na panela e junte apenas a couve na massa. Vai ficar gostoso também.

Uma dica extra: salada de couve crua, picada fininha, com laranja picadinha, umas gotinhas de limão e um teco de sal. Delícia!

Mais uma coisa que vale mudar sempre e eu sempre esqueço de falar que tudo bem mexer: temperos! Eu tento seguir uma lógica na hora de fazer a combinação de temperos de uma receita salgada? Sim. Mas isso é só o meu gosto e você pode combinar o que quiser. Eu sempre me sinto boba falando esses detalhes porque quem tem muito tempo de cozinha sabe disso. Mas se você tá começando agora e tá sem saber se tudo bem trocar o curry por, sei lá, gengibre em pó. Saiba que só não vale se você não gostar de gengibre. 😉

Agora, uma coisa que não acho uma boa mexer: a textura da massa crua. Eu fiquei tentada a fazer uma massa mais firme pra ficar mais fácil fazer panquecas bonitinhas pro vídeo. Mas o fubá resseca bastante mesmo depois de cozido, e ninguém gosta de panquecas secas. Então a massa precisa ser mais líquida mesmo. Eu ainda quero tentar fazer panquecas de angu, que é um jeito de o fubá não ressecar tanto. E assim que fizer esses testes eu posto por aqui os resultados!

PS: eu já ia me esquecendo do meu auto-jabá! Se você gosta de panquecas diferentonas assim, eu tenho um ebook com 10 receitas de panquecas que servem como base pra brincar com um monte com sabores. Ele tá a venda (por apenas 10reais), nesse link!

panquecas cortadas ao meio

panquecas de fubá e couve

Panqueca de Fubá com couve

Ingredientes
  

  • 4 folhas couve
  • 1 1/2 xícara fubá mimoso
  • 1/2 xícara amido de milho
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 1 pitada sal
  • 1 pitada pimenta do reino
  • 1/2 colher chá cominho em pó
  • 1/2 colher chá curry
  • 2 ovos
  • 2 colheres sopa óleo
  • 1 xícara leite mais ou menos
  • óleo para a frigideira

Instruções
 

  • Retire os talos das folhas de couve e descarte (ou use em outra receita).
    Fatie as folhas bem fino e repique as fatias para que fiquem curtas. Reserve.
  • Em uma vasilha misture o fubá com o amido, o fermento e os temperos.
    Em outras vasilha bata os ovos com o óleo apenas para deixar homogêneo.
  • Junte a mistura de ovos no fubá, comece a misturar e vá adicionando o leite aos poucos. Junte o leite até a massa ficar num ponto um pouco mais molenga que uma massa de panqueca tradicional. Se preciso junte mais leite.
  • Misture as folhas de couve picadas na massa de fubá.
  • Unte uma frigideira com óleo e aqueça em fogo médio e pingue um pouco de massa nela. Doure dos dois lados e prove para ver se precisa de ajustes nos temperos.
  • Faça discos de massa do tamanho desejado, dourando dos dois lados na frigideira untada, em fogo médio.
    Se for fazer panquecas grandes, baixe o fogo e use uma tampa para garantir que o miolo cozinhe totalmente.

———————————————————
Em 2018: Creme de Amendoim
Em 2021: Caipirinha Suíça