Champurrado à moda mineira
Champurrado é um chocolate quente mexicano, que aqui ganhou uma versão meio mineira muito da interessante!
Então, começando com a bebida original. O champurrado é um chocolate quente feito com chocolate mexicano, adoçado com piloncillo e engrossado com masa harina. E sim, alguns desses ingredientes são bem complicados de encontrar por aqui.
O chocolate mexicano é um pouco diferente dos que a gente encontra em mercados brasileiros. Ele é mais granuloso, e tem o sabor bem mais complexo já que muitas vezes é feito já com especiarias misturadas na massa, e sempre tem canela na receita. Esse chocolate meio que não é feito pra ser comido por si só igual o nosso chocolate ao leite. E é ingrediente tanto de receitas doces, como o champurrado, quanto salgadas como o Posole Rojo.
No site da Isabel, onde aprendi esse champurrado, tem um texto bem completinho sobre esse tipo de chocolate, o que ele tem de diferente, e como utilizar.
O outro ingrediente difícil de encontrar é a masa harina. Em teoria é uma farinha feita de milho seco triturado. Mas fubá, harina de maiz, farinha de milho, masa harina, e polenta tudo é farinha de milho seco triturado. E cada um funciona de um jeito. E ainda tem as versões pré cozidas pra embololar ainda mais essa conversa.
Por fim o piloncillo, que foi a parte mais fácil dessa receita. Piloncillo é rapadura!
O que eu fiz foi acrescentar mais canela na receita, pra reforçar esse sabor no resultado final, usar um chocolate amargo, e trocar a masa harina por fubá! Eu nunca tinha engrossado uma bebida com fubá, mas achei o resultado interessante o bastante pra trazer pra cá. A bebida ficou mais rústica do que se eu tivesse usado amido de milho, que seria o mais comum. E na hora que começa a engrossar o cheiro na cozinha era de quermesse, com uma mistura de canela, chocolate e canjica (?!?!). Mas o sabor final era apenas de chocolate e canela.
Enfim, gostei muito da experiência e indico que experimentem!
Pra fechar, a receita original fala pra usar baunilha. Eu cheguei a pegar (ela aparece nas fotos) mas esqueci de colocar. Depois experimentei com ela e não senti a menor falta, pra variar. Eu nunca sinto a falta da baunilha. Mas se você quiser, é só acrescentar 1 colher de chá na receita abaixo, logo depois de juntar o fubá no leite.
PS: as medidas abaixo são equivalentes a da receita original, mas é claro que você pode aumentar ou diminuir a quantidade de chocolate e rapadura ao seu gosto, sem prejuízo no resultado final.

Champurrado Mineiro
Ingredientes
- 2 xícaras leite
- 25 g rapadura
- 80 g chocolate amargo
- 1 pedaço canela
- 3/4 xícara água morna
- 1/4 xícara fubá
- 1 pitada sal
- canela em pó
Instruções
- Junte o leite, a rapadura, o chocolate e o pedaço de canela e leve ao fogo médio até ferver e o chocolate e a rapadura derreterem.
- Junte o sal e o fubá e dissolva na água morna.
- Baixe o fogo e junte o fubá no leite. Misture enquanto cozinha até engrossar.
- Sirva em seguida com um pouco de canela em pó por cima.
———————————————
Em 2018: Torta de Amendoim
Em 2021: Chá de Simpatia
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: