Namelaka de Doce de Leite
Namelaka é uma sobremesa cremosa parecida com uma ganache mas feita com gelatina.
Basicamente é uma ganache com a adição de leite e gelatina o que muda sutilmente a textura. Ao contrário do que está se espalhando por aí, essa NÃO É UMA RECEITA JAPONESA. É uma criação da Valrhona, marca de chocolate francesa. Dá pra ver a receita original nesse link. Apenas o nome namelaka tem inspiração numa palavra japonesa (equivalente a suave ou sedoso).
A receita original é feita com chocolate meio amargo ou amargo, e baseia todo o seu sabor nele. Na “internet brasileira” é possível encontrar algumas versões com chocolate ao leite ou branco. Mas os vídeos mais viralizados são das versões que misturam chocolate branco com doce de leite. E foi essa a versão que eu resolvi testar.
Como todas as receitas diziam que deveria usar creme fresco, e esse é um ingrediente difícil por aqui, resolvi tentar com o creme de lata para ver a diferença. Quando essa história começou, eu achei que só ia testar se uma substituição era possível. E já adianto: pode ser que sim, pode ser que não. A versão com o creme em lata fica muito cremosa, mas não tão firme a ponto de poder ser usada como uma cobertura.
Mas aí entra um pulo do gato que eu ainda não vi em nenhum vídeo (se você já viu, me manda o link!): a receita diz pra servir depois de 4h, mas esse tempo não é o suficiente para a gelatina firmar totalmente. Depois de 4h você tem a textura do creme das fotos. Mas depois de mais de 12h na geladeira a textura muda consideravelmente, ficando muito mais firme e (adivinha!) gelatinosa.
Na minha cabeça, isso faz sentido no contexto da L’École Valrhona, que desenvolve receitas para serem usadas num restaurante. Nesse ambiente a sobremesa vai ser preparada no momento certo para ser servida na textura correta. No caso, o namelaka será feito 4h antes do momento de servir a sobremesa. Na nossa vidinha real, esse doce vai pra geladeira, e vai ficar com uma textura borrachuda. E isso, eu não gostei.
Também não gostei do sabor da mistura de doce de leite e chocolate branco. Acho que o sabor do doce de leite ficou muito diluído, e o sabor do chocolate branco desapareceu completamente, só sobrando sua doçura. O resultado, pra mim, foi um creme extremamente doce e de sabor fraco.
Vou colocar mais uma reclamação, antes de terminar. Em vários vídeos eu fiquei com a impressão de que a pessoa tava passando a receita de um doce de comer de colher, igual a gente come doce de leite, ou brigadeiro. Pra comer puro mesmo. Mas a sensação que eu tive, tanto experimentando o doce, quanto ao saber que ele vem da L’École Valrhona, é que ele é muito mais um ingrediente. Alguns vídeos mostram ele sendo usado com bico de confeiteiro, como se fosse ser uma cobertura ou recheio e isso, pra mim, faz muito mais sentido.
É irritante e desgastante ver mais uma receita viralizando, com informações erradas sendo repetidas e outras informações importantes sendo omitidas. Ainda assim, eu fiz o doce e estou postando essa receita. Por quê?
Fácil: porque gosto é gosto e o seu não é necessariamente igual ao meu. Talvez você esteja procurando uma receita de sobremesa que fique pronta em apenas 4h, pra ser servida hoje mesmo. Talvez você goste da textura mais borrachuda e fique feliz ao descobrir essa informação. Talvez um creme de sabor suave e extremamente doce é justamente o que você queria pra ser ingrediente de uma sobremesa mais complexa… Enfim, tendo aprendido esse monte de coisa eu achei melhor deixar registrado aqui.
Por isso, logo abaixo, tá a receita do namelaka de doce de leite viralizado. Eu não gostei. Não vou fazer de novo. Mas entendo que outras pessoas podem gostar e que pode ser útil pra alguém.
Namelaka
Ingredientes
- 6 g gelatina em pó sem sabor
- 3 colheres sopa água fria
- 200 g doce de leite
- 200 ml leite
- 350 g chocolate branco picado
- 1 lata creme de leite sem soro
Instruções
- Hidrate a gelatina com a água e deixe descansando.
- Leve uma panela ao fogo médio com o leite e o doce de leite e misture até derreter. Quando começar a querer ferver baixe o fogo e junte a gelatina. Misture até ela derreter.
- Cubra o chocolate com essa mistura e deixe descansar alguns minutos para começar a derreter. Misture até ficar homogêneo novamente.Se o chocolate não derreter completamente, leve ao banho maria até que isso aconteça.
- Junte o creme de leite e bata até ficar homogêneo e com muitas bolhas. Transfira para a vasilha em que for servir e cubra com plástico, encostando na superfície. Gele por 4h antes de servir para que esteja cremoso.
——————————————————
Em 2023: Tarte aux Pommes