Tarte aux pommes

Tarte aux pommes é o nome francês de uma torta de maçãs que mais parece uma pizza doce: uma massa bem fininha e crocante com fatias de maçã por cima. E claro, mais algumas coisinhas.

tarte aux pommes

Esse é o tipo de receita que eu acho bonita, gostosa, tinha vontade de experimentar, mas que normalmente é feita com massa folhada comprada pronta. E assim, se você ler a receita abaixo e ficar com preguiça, super vale usar massa folhada comprada pronta. Se você tiver acesso a uma massa boa, ela substitui essa da receita sem nenhuma perda. Mas eu não tenho. Todas as que já experimentei aqui nesse cantinho do mundo são mais ou menos. Dão pro gasto, pra um ou outro uso, mas eu sempre fico com aquela sensação de que poderia ter sido melhor.

E aí, lendo uma edição da newsletter do David Lebovitz eu vi essa tarte fine aux pommes, com uma massa feita em casa. Uma massa que lembra muito uma massa folhada, mas um pouco mais amigável de fazer. E calhou de isso acontecer bem no meio do inverno, quando mexer com esse tipo de preparo fica bem mais fácil. Vi como o universo conspirando pra eu fazer essa torta. Ou pelo menos foi essa a desculpa que eu usei.

torta de maçã

Eu confesso que mexi um pouco nos passos da receita, os números de dobras e os tempos gelando não são exatamente os mesmos da tarte aux pommes original. Mas o resultado ficou muito bom então deixei na receita abaixo exatamente como eu fiz. Também já vou deixar a dica de fazer a massa em quantidade dobrada ou triplicada e deixar essas porções divididas e bem embaladas morando no congelador. Assim quando der vontade de fazer essa torta, ou qualquer outra que peça esse tipo de massa, esse trabalho todo já tá pronto. E deixo aqui um pedido: eu não faço ideia se consegui ser clara na descrição do passo a passo da massa. Se ficou confuso, me conta como eu posso deixar mais claro!

Agora, com a massa pronta, dá pra variar o recheio imensamente! Mas eu tinha gostado da ideia das maçãs, então resolvi seguir a receita direitinho nesse ponto. Mas eu tinha um punhadinho de amêndoas sobrando em casa. Isso é um evento muito raro já que amêndoas são muito raras nessa casa! Ironicamente, elas tinham sobrado de uma outra receita do Seu Lebovitz: a tapenade. O que eu fiz foi colocar as amêndoas entre a maçã e a massa. Fiz isso porque fiquei com medo de elas acabarem queimando, e acabei gostando muito do resultado.

apple pie

Mais uma mudança foi o formato das maçãs, e por incrível que pareça isso faz diferença. Na original as maçãs estão cortadas em gomos finos e eu cortei em círculos finos. Quanto mais sobrepostas as fatias mais cozidas e menos assadas as fatias ficam. Isso altera a textura final, mas de qualquer jeito a torta dá certo. Então faça como preferir.

De novo, dá pra fazer com vários recheios. Por sinal, eu tô doida pra fazer essa de abacaxi da Natasha Pickowicz.

Pra fechar, eu também mudei a cobertura! A receita original usa geleia (de maçã ou damasco) um pouco afinada. Eu só tinha geleia de pimenta em casa e eu não queria uma torta apimentada. Mas se você quiser pode. Eu poderia ter feito uma geleia de brilho com água, açúcar e amido, como faço para as medialunas. Mas tinha um restinho de calda de pudim dando sopa na geladeira. E já que eu tava aproveitando o que tinha em casa, calda de pudim foi o brilho dessa torta. Essa calda é aquela com açúcar dourado que a gente rega o pudim, e ela acabou combinando muito com as maçãs, além de dar mais brilho e cor pra elas.

tarte aux pommes

Tarte aux Pommes

Ingredientes
  

  • 3/4 xícaras farinha de trigo
  • 1/4 colher chá sal
  • 100 g manteiga gelada em cubos
  • 3 colheres sopa água gelada
  • 1/4 xícara amêndoas inteiras veja texto acima
  • 4 maçãs médias veja texto acima
  • 30 g manteiga derretida
  • 2 colheres sopa açúcar refinado
  • geleia de brilho ou calda de açúcar veja texto acima

Instruções
 

  • Misture a farinha com o sal. Junte a manteiga gelada e amassa com um garfo pra formar uma farofa grosseira, sem desmanchar totalmente os pedaços de manteiga.
  • Acrescente a água gelada e comece a apertar pra formar uma massa. Antes de tudo de juntar numa massa coesa coloque na bancada formando um retângulo.
  • Aperte com o rolo, abrindo e formando um retângulo de 25x12cm, mais ou menos. A massa ainda vai estar bem feia. Com a ajuda de uma espátula dobre esse retângulo em 3 seguindo o maior lado: pegue uma ponta e dobre até 2/3 do retângulo, então pegue a outra ponta e dobre sobre tudo. Vai ficar um retângulo menor com 3 camadas de massa.
  • Gire esse retângulo 90º e abra com o rolo novamente, em um novo retângulo de 25x12. Dobre novamente em 3. Gire outra vez, abra de novo do mesmo tamanho e dobre 3 vezes. Embale com plástico e leve ao congelador por 30min.
  • Retire do congelador, faça as 3 dobras mais 3 vezes e volte ao congelador por mais 30min. Se quiser fazer a massa com antecedência em vez de 30min, embale muito bem e deixe no congelador por até 3 meses.
  • Ligue o forno a 200C
  • Retire a massa do congelador e abra em uma superfície enfarinhada formando um círculo com cerca de 30cm. Acerte as bordas com uma faca afiada e transfira para uma forma com papel manteiga e deixe na geladeira.
  • Pique as amêndoas grosseiramente e reserve.
  • Descasque as maçãs, tire o miolo e fatie bem fino, formando discos com o buraco do miolo no centro.
  • Retire a massa da geladeira, cubra comas amêndoas e então disponha as fatias de maçã por cima de quase toda a massa, formando uma espiral. Evite a borda da massa, deixando cerca de 1cm sem maçãs.
  • Pincele as maçãs e a borda da massa com a manteiga derretida e cubra tudo com o açúcar refinado. Leve ao forno e asse até a massa dourar.
    (as maçãs continuam escurecendo depois de sair do forno)
  • Pincele tudo com a geleia de brilho ou a calda de açúcar e sirva.