Brigadeiro de capim limão

Brigadeiro de Capim Limão tem um sabor que pode ser sutil ou bem forte a depender do seu gosto. Além claro da textura cremosa tradicional de todo brigadeiro.

brigadeiro de capim limão

Agora, capim limão. Já ouviu falar? Tem gente que chama de capim cidreira, mas cuidado pra não confundir com erva cidreira que é outra coisa. Ou então capim santo. Tem também o nome em inglês que aparece muito em produtos de beleza: lemon grass, e que é apenas a tradução do nome.

Aqui no Cozinha ele já foi misturado no suco de abacaxi. Agora, já ouviu falar em brigadeiro de Capim Limão? Deixa o preconceito de misturar mato no brigadeiro de lado e bota fé que fica uma delícia!! Só tem um pequeno porém, minha mãe diz que isso não é brigadeiro, é docinho. Pra mim leite condensado cozido com outra coisa já constituía brigadeiro. Daí fui pesquisar pra dar o nome certo pra receita.

docinhos de capim limão

As definições de brigadeiro dizem que é leite condensado com chocolate com manteiga, e alguns chefs/cozinheiros/experts afirmam que o brigadeiro é uma espécie de fudge, doce que tem como base o chocolate. Na verdade quando você procura por brigadeiro em sites estrangeiros é normal encontrar a expressão “brazilian fudge balls” – bolinhas de fudge brasileiro.

Então no final das contas minha mãe estava certa, brigadeiro é com chocolate?! Pode ser chocolate branco pra ficar neutro e aceitar outros sabores? Pode. Mas se não tiver chocolate não é brigadeiro, é docinho. Portanto a receita de hoje é de Docinho de Capim Limão? Detalhes que não importam muito né?

docinho de capim cidreira

Então vamos pra detalhes da receita em si. O sabor pode ficar mais forte ou mais fraco de acordo com a quantidade de folhas usadas na infusão. Com 10 folhas como na receita abaixo o sabor fica presente o bastante pra não deixar dúvidas sobre de que é aquele doce. Mas sem ficar enjoativo. Se você preferir um sabor bem suave pode diminuir a quantidade de folhas até pela metade.

Atualização: em 2023 refiz essa receita para fotos novas e para atualizar alguns detalhes no passo a passo. Aproveito pra tirar uma dúvida que se mostrou frequente: eu passo o doce no açúcar cristal e isso não deixa o resultado doce demais. O capim limão tem um sabor cítrico, meio floral e com um quê de amargo se usado em excesso, então a doçura na cobertura não fica excessiva. Mas se você preferir pode sim usar outras coberturas como granulados ou uma castanha triturada. E por fim, a cor do doce. O capim limão não tinge o leite de verde, por isso docinhos amarelos. Se você preferir basta acrescentar algumas gotas de corante líquido verde na hora de fazer o brigadeiro.

brigadeiro de capim cidreira

Docinhos

Brigadeiro de Capim Limão

Ingredientes
  

  • 10 folhas capim limão
  • 150 ml leite
  • 1 lata leite condensado
  • 1 colher sopa manteiga

Instruções
 

  • Pique as folhas em pedaços pequenos, junte com o leite e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver, fique mexendo o leite para não subir demais. Cozinhe as folhas até o leite reduzir a cerca de 50ml.
  • Coe o leite em uma panela com o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que o doce engrosse e comece a soltar da panela.
  • Transfira para um prato untado e deixe esfriar totalmente*. Depois de frio, enrole o doce em bolinhas, cubra com açúcar cristal e coloque em forminhas de papel, antes de servir.

Notas

*se quiser deixe na geladeira por algumas horas

Salvar