Bolo de Capim Limão

Esse final de semana ouvi falar em bolo de capim limão, feito com uma receita da internet, mas sem mais detalhes. Eu adoro o gosto do capim limão, refrescante e forte ao mesmo tempo. E fiquei com aquilo na cabeça, principalmente porque já tinha adorado os docinhos que fiz aqui. Lezeira de final de semana passada, corri pra cozinha pra tentar o tal bolo.
bolo de capim limão

Mas no lugar de procurar por uma receita nova resolvi adaptar uma que já tinha o costume de fazer. Por aqui chamamos de Bolo Majestoso, e o grande tchan dele é que no lugar de farinha de trigo pura usamos metade farinha, metade amido de milho. A textura fica ótima! Bem fofinho, mas consistente. Como leva leite, bastou saborizar o leite com o capim e pronto: bolo de capim limão!

Pra quem não gosta do sabor dessa erva mas resistiu até aqui lendo o post fica a dica: dá pra saborizar com qualquer coisa, então essa acaba sendo uma receita base muito boa também! E pra quem achou que ia ficar verdão… eu também! Se quiser muito a cor é só adicionar umas gotinhas de corante… 😉
bolo de capim limão

Bolo de Capim Limão
xícara de 120ml

2 xícaras de leite
10 folhas de capim limão
20g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de farinha
1 xícara de amido de milho
1/2 colher sopa de fermento

Para saborizar o leite: pique as folhas de capim em pedaços pequenos* e leve ao fogo junto do leite, apenas até ferver. Deixe esfriar**. Bata o leite com as folhas no liquidificador até que ele fique verde. Falando assim (leite verde) parece ruim mas é isso mesmo. Coe e reserve.

Em uma vasilha bata o açúcar com ovo até ficar um creme claro. Acrescente a manteiga e bata novamente até ficar homogêneo. Acrescente a farinha e o sal e misture novamente até incorporar totalmente. Junte o amido de milho e o leite, misturando a cada adição. Quando estiver uma massa homogênea e sem resquícios de amido ou farinha empelotada junte o fermento e misture levemente, apenas para incorporar.

Transfira para uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno já aquecido a 180° até assar totalmente. Como uma das graças do bolo é a cor diferente eu não deixei dourar muito, mas isso depende mais do seu gosto.

* na primeira vez que fiz eu piquei o capim com cerca de 6-7cm e foi o desastre na hora de bater porque espirrou leite por todos os lados do liquidificador.
** nessa mesma vez eu não esperei esfriar direito e foi o desastre na hora de bater porque era leite quente espirrando.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar