Usando o fermento natural – drops

Hoje realmente não tem receita, mas uma dica muito boa pra quem tá cultivando seu próprio fermento natural:

É possível fazer qualquer receita com ele, apenas modificando as quantidades de fermento indicadas na receita!!!
pao caseiro natural cozinharoman ptPara substituir o tradicional fermento biológico fresco (aquele que a gente compra em tabletes) basta multiplicar o peso pedido por 4 ou 5 e pronto.
Por exemplo, a receita da foto é o pão básico daqui de casa, que pede 50g de fermento biológico fresco, então eu poderia usar de 200g a 250g de Levain. Eu optei por usar 250g e não senti nenhuma diferença no sabor.

E pra substituir o fermento biológico seco? Daí varia do seu fermento. Eu acredito que a maioria dos secos vão equivaler a 1/3 do fresco, mas vale conferir na embalagem já que eles sempre indicam. Então pra substituir o fermento seco por Levain você multiplica o peso pedido por 12 ou 15.

** Em ambas as substituições é legal ficar de olho no tempo de crescimento. Com o Levain o tempo de crescimento da massa pode ser maior mas essa não é uma medida exata. Por isso recomendo que você faça a substituição apenas em receitas que já conhece. **

Resumão usando o pão da foto como referência:

Fermento biológico seco: cerca de 15g (o certo seria 16g, mas né…)

Fermento biológico fresco: 50g

Levain: 200g – 250g

—————————————
Em 2015: Rosquinhas de sal amoníaco

 

Salvar

4 ideias sobre “Usando o fermento natural – drops

  1. Pingback: Pão de forma | Cozinha Roman

  2. Pingback: Pão de ervas |

    • Sonia, o peso do levain varia muito pois de trata de uma matéria viva. Por isso mesmo se você quiser uma receita bem exata o ideal é pesar. Caso não seja possível pra você pesar o fermento, dá pra usar uma proporção mediana, mas que não garante um resultado exato:
      Normalmente 200g costumam ocupar entre 3/4 de xícara e 1 xícara inteira, para a receita citada no post eu costumo usar 1 xícara do meu levain e fico de olho no crescimento.
      Qualquer dúvida é só falar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *