Torta de pernil – ou como aproveitar o almoço

Uma torta de pernil com vegetais, ideal pra almoço, lanche ou janta; e que de quebra ainda é um jeito lindo de aproveitar a carne do almoço de ontem.
torta de pernil com vegetais

Porque as vezes a gente não calcula direito e sobra comida não é verdade? Aqui em casa ninguém come muita carne de uma vez, então sempre acaba sobrando aquela carne assada típica de fim de semana.
E sério, eu amo reciclar comida! Volta e meia topo com alguém que defende que “comida fresca é melhor”, mas a carne que você assou ontem ainda é fresca, poxa! E desse jeito fica mais difícil enjoar.
Nesse caso específico foi pernil, mas vale qualquer carne, inclusive boi/frango, e não precisa ser só assada também. O único cuidado é desfiar/picar a carne em pedaços de tamanho bom pra comer na torta, ou seja, que caibam em uma garfada.

Mas Sabrina, aqui em casa só tem um pedaço de carne no congelador e eu quero fazer essa torta, como faz?

Descongela, se for o caso; tempera com sal e pimenta, ou que você tiver costume, e deixa descansar umas horinhas pra pegar tempero; doura na panela logo antes da cebola e segue com a receita normalmente. Pra carne moída é só dourar antes da cebola; e se for usar frango desfiado (de pacotinho ou já cozido) é só seguir a receita normalmente.
E pronto, torta de pernil virou torta do que tem na geladeira; e garanto que fica bom também!

Vegetarianos: troquem a carne por pedaços de pimentões coloridos. Fica uma delícia!
torta de pernil com vegetais

Torta de pernil

massa:
3 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada generosa de sal
2 ovos grandes
25g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de leite

recheio:
Aquele pernil assado do almoço de ontem
cenoura em cubinhos
repolho fatiado
cebola em cubinhos
molho de tomate
caldo de carne – aqui tem como fazer
azeite
sal e pimenta a gosto
2 colheres sopa de amido de milho – ou farinha
1/4 xícara de molho de soja

Comece pelo recheio. Junte a cebola e o azeite em uma panela grande em fogo médio. Quando a cebola estiver dourada acrescente a cenoura e deixe refogar por cerca de 2 minutos. Acrescente o molho e tomate e o caldo de carne para que a cebola cozinhe. Quando a cenoura estiver ao dente junte o pernil cortado em cubinhos e misture tudo muito bem. Cubra tudo com o repolho fatiado e tampe a panela por alguns minutos, apenas até o repolho murchar.
Dissolva o amido de milho no molho de soja e acrescente um pouco do caldo da panela. Transfira essa mistura para a panela e misture até que o caldo tenha engrossado. Isso vai garantir um recheio molhado mas não aguado. Acerte o sal e desligue o fogo. Espere o recheio esfriar um pouco antes de usar.

Para a massa apenas misture todos os ingredientes até conseguir uma massa lisa e coesa. Deixa descansar uns 15 minutos, para ficar mais fácil abrir. Divida a massa em 3: 1 parte para o fundo da forma, 1 parte para as laterais e outra para tampar a torta. As rebarbas podem ser usadas para enfeitar a torta. Forre fundo e laterais, cubra com o recheio e tampe a torta. Não precisa furar a massa nem pré-assar. Pincele com gema e leve ao forno aquecido a 230° até que doure.

Pra quem não tem forma própria pra torta fica a dica: desde que sou pequena essa massa vira torta de pirex aqui em casa e tá tudo certo. 😉

——————————
Em 2015: Bolo de chocolate (quase) sem gordura

Salvar