Queijo caseiro, feito com coalho

Leite e coalho e sal e pronto! Queijo caseiro gostoso e fresco pra voltar de férias com tudo!

Essa receita foi sendo aperfeiçoada ao longo do ano passado. E depois de misturar receitas da internet, conhecimento de antepassados e dicas diretamente de quem me fornece o leite… Eis o queijo!
queijo de coalho inteiro

Por aqui, acaba valendo a pena financeiramente porque o leite é barato (comparado a leite gordo em cidades grandes). Mas além dessa questão é o sabor e a certeza do que tem ali que contam mais. É realmente leite, coalho e sal e só. E em uma época em que a lista de ingredientes no queijo do mercado tá só crescendo, pra quem quer uma vida mais natural essa pode ser uma boa opção.

No quesito qualidade (leia sabor e textura) pra mim o caseiro também sai ganhando. Ele é mais fresco, e se tem uma coisa que detesto é queijo “fresco” que já passou alguns dias. E a textura é menos borrachuda. Já teve a sorte de encontrar um queijo minas fresco que dá pra partir com colher? É o caso desse! Se você não prensar dá até pra usar como patê…
queijo de coalho partido

E claro, sobra soro. Ele também pode ser aproveitado. Eu gosto da ideia de congelar em uma forma de gelo e usar pequenas porções em molhos e refogados. Ele deixa esses pratos mais nutritivos e não altera o gosto. Mas pra mais opções tem esse artigo que é bem variado!

Por último, o pano de coar. Eu não quis esperar o dia que comprasse um pano próprio pra finalmente fazer meu próprio queijo. Então usei o mesmo pano que tenho pra coar leite vegetal. É um quadrado de voal (verde que tava na promoção) com um elástico e um prendedor na ponta. Tudo encontrado em armarinho e fácil de fazer. Também dá pra comprar pronto pra quem quiser um acabamento mais bonitinho…rs

Queijo feito de coalho

2 litros de leite*
2ml de coalho**
1 colher sopa de sal

*O ideal é usar o leite gordo e cru, ou seja, aquele leite de fazenda que ainda não passou por nenhum tipo de esterilização, nem foi fervido. Se você não tem acesso prefira o leite de saquinho ao de caixinha. Se só tiver o de caixinha e ainda assim quiser tentar… Vai fundo!

** O coalho é vendido em uma garrafinha que costuma ficar junto dos fermentos. Segundo a lenda existe coalho de diversas marcas, mas eu só conheço a que aparece na foto. Diferentes marcas podem pedir diferentes quantidades por litro, se a sua pedir uma quantidade diferente da que eu usei talvez seja melhor seguir a indicação da embalagem.
colagem queijo de coalho passo 1

Aqueça o leite até que atinja 39°. Misture o sal e o coalho ao leite, tampe e deixe descansar por cerca de 40 min para que o leite comece a coagular. Passado o tempo corte o sólido formado passando uma faca por ele diversas vezes e em diferentes direções. Tampe novamente e deixe descansar mais 20min.
colagem queijo de coalho passo 2
Monte o descanso para filtrar o queijo. Eu uso um escorredor de macarrão com o pano de coar (para maiores informações veja o texto acima), e uma vasilha embaixo para receber o soro. Se o seu saco de filtrar for bem fechado você pode nem precisar do escorredor.
Com uma escumadeira “pesque” os pedaços de queijo da panela e transfira para o pano; evite simplesmente despejar o conteúdo da panela de uma vez, isso acaba estragando um pouco a textura do queijo.
colagem queijo de coalho passo 3

Aperte o pano para escorrer o restante do soro e já vai ficar parecendo mais com queijo mesmo. Transfira para uma vasilha ligeiramente untada para formatar. Aperte bem a massa na vasilha, com a ajuda de uma colher, e cubra com papel toalha. Deixe na geladeira por pelo menos duas horas.
Agora é só desenformar e aproveitar!
queijo de coalho escorrendo

As vezes o queijo solta um pouco de soro nas 24h seguintes, então eu adaptei uma “gambiarra” com meu cesto de cozinhar no vapor e um prato fundo pra evitar acidentes dentro da geladeira. 😉

———————————–
Em 2015: Pavê de sonho de valsa

Salvar

Salvar