Pizza Sourdough – massas de fermento vivo

Pizza Sourdough de muçarela é só um pizza de queijo, feita com massa caseira. Com fermento natural. Mais fácil do que tá parecendo….
pizza sourdough

Eu descobri, meio que tarde demais, que a massa de pizza sourdough é uma das receitas mais fáceis de fazer com o levain. E por isso mesmo ideal pra quem tá começando a mexer com fermentação natural. Ao contrário do pão, que esperamos que cresça lindamente formando alvéolos incríveis, a massa de pizza não tem que inflar. Na verdade a gente não quer que ela infle de jeito nenhum!

Tudo que precisa é tempo, o fermento vivo é meio lentinho, e vontade de comer pizza. Sério. Dá pra fazer em pedras próprias e dá pra fazer em formas de alumínio como a da foto. Na verdade o primeiro teste da receita foi feito em uma assadeira retangular, também de alumínio, que deve ter a minha idade… E deu tudo certo. O forno precisa atingir o mínimo de 230C, mas isso a maioria dos fornos caseiros consegue sem esforço. E é só isso mesmo. O recheio pode variar, a espessura da massa pode variar… tá tranquilo.

O resultado pode ser uma massa fininha e crocante ou mais gordinha e macia, isso só vai depender da quantidade de massa que você usar. Os ingredientes abaixo são o suficiente para uma pizza de 35cm de massa fina. Então é só aumentar ou diminuir conforme o seu gosto.
pizza sourdough

Pizza Sourdough – original aqui

1/2 xícara de fermento natural
1/2 xícara de água
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de sal

Misture o fermento com a água e meia xícara de farinha e deixe descansar em uma vasilha tampada por 12 horas.
Junte o restante da farinha e amasse até que incorpore totalmente na massa. Deixe descansar mais 30minutos.
Finalmente junte o sal e sove a massa até que fique coesa. Deixe descansando até que dobre de tamanho. Nesse ponto a massa já está pronta para ir ao forno. Se você só quiser fazer sua pizza mais tarde pode deixa-la na geladeira (na vasilha tampada) por umas 2-3h.
Dependendo da forma/pedra usada você pode não precisar untar, na dúvida unte com óleo. Estique a massa com as pontas dos dedos até cobrir o fundo da forma. Deixe descansando mais uns 30min, para garantir que a massa não vai encolher. Recheie como preferir (usei molho de tomate, muçarela e orégano, só) e asse em forno aquecido a 230C.

pizza sourdough

——————————
Em 2015: Chocolate quente básico

Salvar

Salvar

Salvar