Pão integral de amendoim com fermentação natural

Pão integral de amendoim, por razões de tem amendoim pra caramba nessa casa!
pão integral de amendoim

A verdade é que eu planejei um mega especial junino e fiz um pequeno estoque de amendoim… E aí a vida veio e disse: nãããão. E agora temos bastante amendoim em casa. O que fazer? Isso mesmo, correr no caderninho de “receitas a experimentar” e achar esse maravilhoso pão integral de amendoim lá no GoriaHuk!

A original já parecia ótima? Já. Mudei a receita mesmo assim porque não tenho juízo? Com certeza! Primeiro que usei fermentação natural, e isso acaba alterando um pouco tempos de preparo, quantidade de farinha…esse tipo de coisa. Outra que troquei a manteiga por mais amendoim. É que eu queria bastante gosto de amendoim. E aí veio a terceira mudança: recheio de pasta de amendoim!

Pra quem quer um pão simples e com gosto suave de amendoim é só seguir a receita e não rechear. Pra quem quer um pão simples mas com bastante gosto de amendoim dobre a quantidade de pasta usada na massa. Ou siga a receita como está abaixo para uma massa suave e um recheio gostoso. E eu também aconselharia um pouco mais de sal na massa caso sua pasta/manteiga seja completamente sem sal.

pão integral de amendoim

Pão integral de amendoim – original aqui

1 xícara de leite
1 xícara de farinha integral
45g de fermento levain* – receita aqui
1 ovo
3 colheres sopa de pasta de amendoim*
1 colher sopa de açúcar mascavo
1/2 colher chá de sal
cerca de 2 xícaras de farinha de trigo branca
pasta de amendoim pra rechear**

*Para substituições de fermento tem todas as equivalências nesse link

**Eu usei uma pasta caseira que consiste em basicamente processar amendoim torrado, uma pitada de açúcar e outra de sal (sem medidas exatas mas seguindo meu gosto) até virar uma pasta. Dá pra usar compradas prontas? Claro que sim!

Junte o fermento com o leite e a farinha integral e misture até fica homogêneo. Tampe e deixe descansar por cerca de 12h.
Adicione o açúcar, o ovo e a pasta de amendoim e misture bem. Vá colocando a farinha aos poucos e assim que conseguir comece a sovar a massa. Nesse ponto junte o sal. Talvez você não precise usar toda a farinha, isso vai depender de vários fatores. Sove a massa até atingir o ponto de véu: quanto você estica um pedaço de massa e ele começar a ficar transparente antes de rasgar.

Deixe a massa descansar mais 4-6h, até que ao apertar um dedo ela volte. Divida em 8-10 partes e modele. Se quiser rechear abra um quadrado com cada parte e passe um pouco do recheio e então enrole. Transfira ara uma forma untada e deixe descansar mais 1h. Ligue o forno a 230° e faça os cortes no topo de cada pãozinho. Espere cerca de 10min, para o forno esquentar e o pão começar a abrir no corte, e então leve para assar por cerca de 30min.
pão integral de amendoim

——————————
Em 2015: Vinho quente

Salvar

Salvar