Massa de pizza da Annabel, pra qualquer recheio

Massa de pizza da Annabel é uma massa básica pra combinar com qualquer recheio e fácil pra todo mundo conseguir fazer!
Massa de pizza da Annabel

Por aqui já tivemos pizza improvisada com massa folhada e pizza sourdough pra iniciantes em fermentação natural… Mas demorou pra aparecer a massa mais básica de todas, feita com fermento biológico seco, aquele de pacotinho. E pra isso essa massa de pizza da Annabel me pareceu uma boa opção: ela tem poucos ingredientes e não precisa de muito tempo de fermentação pra ficar macia e gostosa!

Além disso tem um método bem fácil: não precisava de dupla fermentação, não precisa de horas sovando pra pegar liga, e é moleza pra abrir. A receita original manda abrir com o rolo mas nem precisei; coloquei a massa na forma untada e fui espalhando com as pontas dos dedos mesmo. Assim consigo controlar melhor pra ter um meio mais fino e bordas mais gordinhas, que é como se gosta da pizza por aqui. Quando você for fazer a sua vale fazer como você preferir.

Por todos esses detalhes eu não mudei nada na receita original, mas mudaria… É que eu gosto quando a pizza tem a massa ligeiramente doce. Acho legal o contraste da massa mais adocicada e levinha com o recheio mais salgado e pesado (em termos de sabor). Se você também prefere massas assim meu conselho é dobrar a quantidade de açúcar, pelo menos. Do jeito que está na receita abaixo a massa não tem nenhum sabor adocicado, e o açúcar serve mais pra ajudar na textura e na ação do fermento.
Massa de pizza da Annabel

Massa de Pizza da Annabel – original aqui

1 xícara de água morna
1 colher chá de fermento biológico seco
1 colher chá de açúcar
2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de azeite
1/2 colher chá de sal

Junte a agua, o açúcar e o fermento e deixe descansar por cerca de 10min para ativar o fermento. Junte o restante dos ingredientes e vá sovando a massa até ela ficar lisa e coesa. Cubra a massa com azeite e deixe descansando, em uma vasilha coberta, até que dobre de tamanho. A minha demorou cerca de 1h em um dia frio.
Abra a massa em uma forma (ou pedra) e cubra com o seu “sabor” favorito. Eu usei molho de tomate, muçarela, calabresa e orégano. Leve ao forno, já aquecido a 230°, por cerca de 15min.

——————————
Em 2014: Medialunas argentinas
Em 2015: Drink de maçã verde

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar